Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Quinta, 07 Abril 2022 05:49

TV Assembleia completa 16 anos no Dia do Jornalista Destaque

(1 Voto)
Data será marcada por atividades promovidas pela Associação Cearense de Imprensa Data será marcada por atividades promovidas pela Associação Cearense de Imprensa Arte: Bruna Bringel/ Alece

O Dia do Jornalista, que transcorre nesta quinta-feira (07/04), homenageia o trabalho dos profissionais da mídia responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Para também festejar a data, a TV Assembleia foi inaugurada oficialmente no dia 7 de abril de 2006. Nesta quinta-feira, portanto, a emissora chega aos seus 16 anos. Na data, também se comemora o aniversário de instalação da Assembleia da Província do Ceará, fundada em 1835. Desta forma, a Alece chega aos 187 anos nesta quinta-feira. Em seus anos iniciais, a transmissão das sessões ordinárias era realizada em conjunto com a TV Ceará, no período da manhã.

A Assembleia Legislativa do Ceará possui um eficiente complexo de comunicação, que envolve, além da TV Assembleia, a Rádio FM Assembleia 96,7, Revista Plenário, jornal AL Notícias, Núcleo de Mídias Digitais, Agência de Notícias e Núcleo de Comunicação Interna, setores nos quais atuam profissionais da categoria.

Além disto, jornalistas também atuam junto aos gabinetes dos parlamentares, prestando assessoria de imprensa. O trabalho desenvolvido pelos profissionais é imprescindível para a transparência dos atos do Poder Legislativo e ao conteúdo relacionado com a representação política assegurada pelo voto popular.

Origem da data

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da Monarquia portuguesa e favorável à Independência do Brasil. Ele foi médico e jornalista, assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. De acordo com registros da época, o movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser considerado o Dia do Jornalista. Nesta data, a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos. O profissional de imprensa, como são nominados os jornalistas que ocupam os espaços nos mais diversos veículos de comunicação, passou a ser saudado por personalidades ilustres.

Programação celebra o Dia do Jornalista

Para marcar a data, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) realiza nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, no auditório da entidade (Rua Floriano Peixoto, 735 - Centro, Fortaleza, 6º andar), o lançamento do Relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre a Violência Contra Jornalistas e Ato em Defesa da Liberdade de Imprensa, dos profissionais da comunicação e da Democracia. A atividade é promovida em parceria com os sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce) e dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará (SindRadioCE).

Também em alusão ao Dia do Jornalista, a ACI, juntamente com o Museu da Fotografia realizam, auditório do Museu, o bate papo "Os desafios da imagem jornalística na Era Digital" em comemoração ao Dia do Jornalista. A atividade, prevista para iniciar às 19 horas é dedicada aos profissionais da área da comunicação, onde serão abordados assuntos como a fotografia digital, o celular no cotidiano do jornalista, os desafios dos fotojornalistas diante da crescente inovação tecnológica, e as transformações que esses artifícios trouxeram para a categoria. O bate papo contará com a presença dos jornalistas Gustavo Pellizzon e Melquíades Junior, com mediação do presidente da ACI, Salomão de Castro.

Serviço: BATE PAPO - OS DESAFIOS DA IMAGEM JORNALÍSTICA NA ERA DIGITAL. Data: 07/04, às 19 horas. Local: Auditório do Museu da Fotografia (rua Frederico Borges, 545 - Varjota). Evento destinado a profissionais da comunicação. Inscrições: https://www.sympla.com.br/bate-papo---desafios-da-imagem-jornalistica-na-era-digital__1522549

JS

Temos 556 visitantes e Um membro online