Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Quarta, 30 Março 2022 13:30

Comitê de Responsabilidade Social da Alece participa do 1º Festival Mulheridades

Evento será realizado no Café Couture, na Praia de Iracema Evento será realizado no Café Couture, na Praia de Iracema Arte: Divulgação

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará participa, nesta quinta-feira (31/03), a partir das 17 horas, do 1º Festival Mulheridades, no Café Couture, na Praia de Iracema. O evento gratuito é realizado pelo Gabinete da Vice-Prefeitura de Fortaleza e terá periodicidade trimestral.

O Festival Mulheridades terá roda de conversa sobre igualdade de gênero, Feira Criativa, apresentações artísticas e serviços com foco na sustentabilidade, saúde e bem-estar.

Parceiro do evento, o Comitê de Responsabilidade Social da Alece levará ações por meio das Células de Articulação e Fomento à Cidadania e de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, assim como do Núcleo de Saúde Mental e da Célula de Fisioterapia da Casa.

O estande da Alece no Festival abordará a prevenção ao suicídio por meio do livro-oficina “Despertar”, oferecerá serviços de cuidado e bem-estar, além de atividades recreativas para crianças com o tema consciência ambiental.

Programação do Festival

Com o tema "Lugar de fala, subjetividades e respeito”, a roda de conversa do Festival acontece a partir de 18 horas com a participação de diversas mulheres que partilharão suas experiências e perspectivas.

São convidadas do Festival Labelle Rainbow, atual Coordenadora Executiva da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da SDHDS da Prefeitura de Fortaleza; Rosa Pitaguary, liderança índigena, Coordenadora do Instituto Museu Índigena Pitaguary (IMIPY); Zelma Madeira, Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará (Asemov); Katiana Pena, diretora, coreógrafa e fundadora Instituto Katiana Pena; Izabel Accioly, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades - UFC/UniLab e Iracema Lima, mulher mastectomizada, voluntária do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon).

A Feira Criativa reunirá iniciativas empreendedoras de mulheres, como a Feira Negra, Costurando Futuros, Rede de Mulheres Sustentável (Remes), Favela Afro, Mães da Resistência, Terra Artesã e Ateliê Crua, que venderão produtos como roupas, acessórios, objetos de decoração e artesanato.

A Feira promove assim o fortalecimento da economia criativa e inclusão produtiva das mulheres. As apresentações artísticas do Festival Mulheridades incluem a Festa Crioula, o Bando Somos Todas Marias com a performance "Quebrando o silêncio do medo" e roda de samba com a cantora Yara Canta e o Grupo Mais Melanina.

Serviço: 1º Festival Mulheridades. Nesta quinta-feira (31/03), às 17 horas. Local: Café Couture - Rua dos Tabajaras, 554.

Da Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece