Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Quinta, 10 Fevereiro 2022 10:25

Programa Alcance orienta estudantes para inscrição no Sisu Destaque

(1 Voto)

O Programa Alcance, ação da Assembleia Legislativa do Ceará, orienta estudantes para a inscrição no Sisu. Nesta última quarta-feira (9/2), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os participantes do Enem. Os estudantes usam a nota do exame para se inscrever no Sisu e tentar uma vaga na Universidade. Os estudantes já podem conferir as notas que obtiveram nas provas no seguinte endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/ e, posteriormente, entre 15 e 18 de fevereiro, realizar a inscrição no SISU.

Programa Alcance preparou orientações para os estudantes

O participante deve se atentar no momento de fazer a inscrição do Sisu e escolher duas opções de curso que tenham interesse de cursar. Lembrando que os candidatos que passarem em qualquer uma das opções de curso não podem ficar na lista de espera da outra opção. Ou seja, se for classificado em uma opção de curso que não tenha tanto interesse, não poderá optar por ficar na lista de espera e ser convocado nas próximas chamadas.

Caso o candidato não seja classificado em nenhuma das duas opções de curso, poderá esperar para ficar na lista de espera do seu curso dos escolhidos. Portanto, atenção nas escolhas.

Outra orientação é pesquisar as notas de corte mínima e máxima dos cursos de interesse do estudante dos anos anteriores para ter uma base para consultar e analisar as suas possibilidades de curso, universidade e modalidade (ampla concorrência ou cotas).

O estudante deve acompanhar a classificação parcial diariamente. Todos os dias, a partir do segundo dia de inscrição, pode-se acompanhar a classificação parcial — com a nota de corte — de cada uma das suas opções. Essa informação é atualizada uma vez por dia.

Pesquise sobre ao número de chamadas realizadas nos últimos anos. Algumas universidade costumam chamar novos alunos até mesmo no meio do semestre, portanto se o estudante não for convocado na chamada regular, pode ser na segunda chamada, terceira e outras. Porém, atenção na hora de analisar se sua nota está dentro da nota de corte das chamadas dos anos anteriores.

Calendário

O resultado do SISU será divulgado no dia 22 de fevereiro. As matrículas para os aprovados devem ser feitas entre 23 de fevereiro e 8 de março. O prazo para inscrição na lista de espera será entre 22 de fevereiro e 8 de março. A partir de 10 de março, acontece a convocação dos selecionados na lista de espera.

Saiba mais em: enem.inep.gov.br/participante

Sobre as aulas do Programa Alcance.Enem

O Programa Alcance.Enem continua na grade de programação da TV Assembleia, canal 31.1, com aulas gravadas, transmitidas aos sábados, das 8h às 12h10min.

Neste sábado (12.02.2022) serão transmitidas as seguintes aulas: Múltiplas Linguagens com a professora Sueli Oliveira; História Geral com a professora Jéssica Sousa; Química com o professor Thiago Magalhães.

Para rever as aulas, revisar os conteúdos e acessar o material didático os interessados podem acessar a plataforma do programa: alcancevirtual.al.ce.gov.br

Início das inscrições para o ano letivo de 2022: 15 de fevereiro de 2022

Previsão para início das aulas: 5 de março de 2022

Como sintonizar a TV Assembleia: Canal Digital 31.1 - 61.3; GVT: 331; Brisanet: 148; Multiplay: 30; Net: 11; e Claro: 11.

Com Assessoria do Programa Alcance

Lido 127 vezes Última modificação em Quinta, 10 Fevereiro 2022 11:59