Fortaleza, Segunda-feira, 08 Agosto 2022
Sexta, 04 Fevereiro 2022 08:13

Comitê da Alece e prefeituras debatem limites entre Fortaleza e Eusébio

Nova reunião sobre o assunto será realizada em fevereiro Nova reunião sobre o assunto será realizada em fevereiro Foto: Divulgação/Celditec

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa do Ceará, participou de reunião remota, na tarde desta quinta-feira (03/02), para discutir a definição de limite entre os municípios de Fortaleza e Eusébio. Promovido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece), o debate contou com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das prefeituras de Eusébio e Fortaleza.

Segundo o coordenador do comitê, Luís Carlos Mourão, as prefeituras de Fortaleza e Eusébio ainda não chegaram a um consenso sobre a região da Lagoa da Precabura, que marca a divisão entre os dois municípios. A Prefeitura de Fortaleza, relatou Mourão, apresentou mapas com cartas topográficas antigas – da década de 1920 à década de 1970 – e os entregou ao município de Eusébio, que deve reavaliar a questão.

Próxima etapa

O coordenador do Celditec informou que a indefinição sobre o limite na região deve-se ao fato de a Lagoa da Precabura ter sofrido muitas intervenções ao longo dos anos. “Ela foi uma salina, depois foi feita aquela estrada que vai para o Beach Park, e isso fez com que mudasse essa parte mais ao norte da lagoa”, explicou.

Uma nova reunião deve ser marcada pelo comitê até o fim do mês de fevereiro, quando a Prefeitura de Eusébio dará resposta sobre a sugestão de limite apresentada pela Prefeitura de Fortaleza. Havendo acordo entre os municípios, um documento será levado à Assembleia Legislativa para homologação e votação na Casa. “Como há claramente uma indefinição de limites entre Eusébio e Fortaleza, isso pode ser perfeitamente objeto de um acordo de limites intermunicipais”, acrescentou Mourão.

Da Agência de Notícias da Alece, com Núcleo de Comunicação Interna

Temos 80 visitantes e Um membro online

Portal do Servidor - Comitê da Alece e prefeituras debatem limites entre Fortaleza e Eusébio - QR Code Friendly