Fortaleza, Segunda-feira, 08 Agosto 2022
Quinta, 16 Dezembro 2021 14:15

Iniciativas de sustentabilidade da Alece são premiadas com Selo TCE Ceará Sustentável Destaque

Solenidade foi realizada nesta quinta-feira (16/12) Solenidade foi realizada nesta quinta-feira (16/12) Foto: José Leomar

As ações de sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Ceará foram reconhecidas e premiadas com o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021. O evento de entrega do Selo foi realizado nesta quinta-feira (16/12), na sede do Tribunal de Contas do Estado. Esta é a segunda vez que a Alece recebe o Selo do TCE/CE. A primeira foi na edição de 2019, ano de implementação da iniciativa da Corte de Contas.

Durante a solenidade de entrega da premiação, Cristiane Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama do Poder Legislativo, agradeceu e parabenizou a iniciativa do TCE/CE que, com o Selo, motiva instituições e órgãos públicos a seguirem e implantarem ações de sustentabilidade.

Cristiane Leitão comentou que o Comitê foi criado na gestão do presidente Evandro Leitão (PDT) e está levando para as ações da Casa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo setores, servidores e comunidades na gestão sustentável. A primeira dama destacou ainda a atuação da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, apontando que muitos frutos sustentáveis ainda serão colhidos no processo.

O vice-presidente do Tribunal, Edilberto Pontes, parabenizou as cinco instituições que receberam o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021, ressaltando a importância de que a agenda sustentável e os ODS sejam incorporados por todos. Ele comentou a relevância da disseminação das boas práticas no poder público, elencando ações da Corte de Contas na área da sustentabilidade na busca da liderança pelo exemplo.

Silvania Brilhante, secretária de Administração do Tribunal, explicou que o Selo TCE Ceará Sustentável está em sua segunda edição e é uma das iniciativas de sustentabilidade do órgão que busca reconhecer as instituições que estão preocupadas com a temática, assim como aproximá-las do Tribunal e destacar os ODS.

Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021

Além da Assembleia Legislativa do Ceará, foram agraciados pelo Selo o Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município de Juazeiro do Norte e a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE).

Eduardo Neves, secretário da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), agradeceu em nome dos premiados o reconhecimento do TCE/CE ao trabalho que vem sendo realizado pelas instituições. Ele destacou a relevância da pauta ambiental no contexto mundial atual e a vanguarda do Ceará em questões como, por exemplo, o hidrogênio verde.

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê, destacou entre as ações sustentáveis realizadas pela Alece e reconhecidas pelo Selo a promoção do consumo sustentável de materiais e recursos, como água e energia, a educação ambiental e o trabalho com a gestão de resíduos sólidos.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de governança do Tribunal, Auriço Oliveira, representando o presidente da Corte de Contas, Valdomiro Távora; a vice-prefeita de Itapipoca, Jocélia Lígia; Giovanni de Freitas Amâncio, gerente da unidade de conservação do Parque Ecológico de Juazeiro do Norte e Ailson Ferreira Frota Filho, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, assim como a coordenadora do Comitê de Responsabilidade da Assembleia, Luana Brasileiro.

Da Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social

Lido 230 vezes Última modificação em Quinta, 16 Dezembro 2021 14:58

Portal do Servidor - Iniciativas de sustentabilidade da Alece são premiadas com Selo TCE Ceará Sustentável - QR Code Friendly