Fortaleza, Segunda-feira, 16 Maio 2022
Quarta, 15 Dezembro 2021 11:26

Assembleia sedia reunião do IBGE, Cediltec e Ipece sobre Censo 2022 Destaque

Luciano Moreira destaca importância da Alece no Censo de 2022 Luciano Moreira destaca importância da Alece no Censo de 2022 Foto: Comunicação Interna

A Assembleia Legislativa do Ceará vai sediar, na próxima segunda-feira (20/12), a partir das 14h30min, reunião de Planejamento e Acompanhamento (Repac) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais (Celditec) da Alece, Ipece e representantes da sociedade civil para tratar sobre o Censo 2022, previsto para iniciar em junho do próximo ano, segundo o IBGE.

De acordo com o coordenador de área do órgão federal, Luciano Oliveira Moreira, as ações preparatórias do censo demográficos estão em ritmo acelerado. "Dentre as ações primordiais para o sucesso do trabalho, incluem-se as parcerias com autoridades e comunidades locais", frisou o dirigente.

O coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, explica que o comitê já tem uma parceria com o IBGE. Desta forma, surgiu o convite para participar da reunião preparatória do censo. "Desde 2009, nós temos convênio de cooperação técnica entre a Alece e o Instituto, e para todos nós isso é um motivo de satisfação quando o IBGE nos procura, juntamente com o Ipece, para planejar o próximo censo, que será o maior da história do Brasil", pontua.

Planejamento

Mourão explica que a partir da coleta dos novos dados sobre a população brasileira, ficará mais fácil para prefeitos, governadores e gestores públicos traçarem políticas públicas de forma eficiente. "Temos o privilégio, desde 2010, de fazer essa parceria, e sempre somos chamados a participar do censo. Há um elo entre IBGE, municípios, prefeitos e deputados", destaca.

Segundo o coordenador, o IBGE sempre tem recorrido à Alece e ao Celditec quando há questões nas esferas municipais sobre a abrangência do poder público. "Sempre que somos procurados, temos solucionado essas questões", afirma. Mourão lembra que desde o Censo passado, realizado em 2010, muitos ajustes dos limites municipais foram realizados, em decorrência da legislação ser antiga e não mais atender aos atuais dados territoriais de e população.

"Nossa lei é do século passado, e necessitava de muitos ajustes porque muito dos descritores sequer existem mais. Além disso, os municípios cresceram suas populações nas áreas limítrofes, fazendo com que comunidades ficassem totalmente desassistidas, por não haver clareza nas definições territoriais. Com a revisão e atualização realizadas desde 2009, com georreferenciamento, quase que 100% dos problemas foram resolvidos", assevera.

JS

Lido 239 vezes Última modificação em Quarta, 15 Dezembro 2021 15:37