Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
Quarta, 20 Outubro 2021 08:51

Revista Plenário destaca cores, sonhos, resiliência e direitos Destaque

Confira nova edição da Revista Plenário Confira nova edição da Revista Plenário Arte: Divulgação/ Revista Plenário

A 61ª edição da Revista Plenário, da Assembleia Legislativa do Ceará, recém-lançada, está recheada de novidades. A publicação traz uma reportagem de capa que fala de encantos e sonhos, intitulada o "Balanço de Cores". A equipe foi ao município de Jaguaruana conhecer o trabalho dos artesãos que mantém vivo um dos símbolos do Ceará: a rede de dormir. A reportagem trata de mãos que encantam, que operam teares e mantém viva uma tradição que hoje é também um empreendimento pujante que leva nossas redes aos mercados nacional e internacional.

Em tempos de crise sanitária, atravessando uma pandemia, a questão da saúde pública ganha destaque da publicação em duas matérias. A primeira é sobre saneamento básico, destacando a ação do Poder Legislativo estadual que está realizando estudo para promover a integração institucional e fortalecer a política pública de saneamento básico no Estado. Trata-se de uma trabalho que visa melhorar a qualidade de vida, cidadania e saúde do povo cearense.

A segunda matéria aborda o Pacto contra o Coronavírus, campanha lançada em julho pela Alece, com o objetivo de percorrer todo o Estado conscientizando a população sobre a necessidade da vacinação em massa para conter a disseminação da Covid-19. Idealizada pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), a campanha envolve entidades da sociedade civil, setores do empresariado, entidades de prefeitos e vereadores, de modo a levar às pessoas que não tem acesso à Internet a oportunidade de cadastramento no site Saúde Digital. Para isso estão sendo criados postos e unidades móveis de atendimento como forma de atender a todo o público.

Direito à Terra

Na atual edição há ainda uma reportagem sobre o "Direito à Terra", abordando a regularização fundiária por meio da medida do Governo do Ceará, que tornou o projeto Hora de Plantar política pública de Estado, sancionando a Lei Wilson Brandão. A iniciativa deve beneficiar cerca de 350 mil agricultores familiares. Já a reportagem "Sob a Luz do Luar" fala sobre o projeto cearense que desenvolve políticas públicas para 832 pescadores e pescadoras artesanais da microrregião do Sertão de Crateús e Inhamuns, que foi considerado uma das dez soluções inovadoras brasileiras de 2020.

Essa edição traz ainda reportagens sobre o Núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia, criado pelo presidente Evandro Leitão e pela primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão; matéria sobre a Urna Eletrônica, tema que causou polêmica recente no País; sobre a democratização das bibliotecas que hoje começam a chegar às populações mais carentes; e os 15 anos da Lei Maria da Penha e seus efeitos para deter a violência contra a mulher.

Outubro Rosa

Para marcar o Outubro Rosa, por fim, a Revista Plenário traz a matéria "Fios de Esperança", que aborda a doação de cabelos, que pode ser feita na Assembleia, para confecção de perucas para mulheres que passam por quimioterapia no tratamento do câncer de mama. Esses e outros assuntos poderão ser lidos nessa edição que está disponível no Portal da Assembleia na Internet e em edição impressa, a circular em breve.

Coordenada pelo Jornalista Daniel Sampaio, a Revista Plenário também é composta pelos jornalistas Abílio Gurgel, na editoria geral; Adriana Thomasi, na editoria da revista; Ana Lúcia Machado, Dídio Lopes, Jackeline Sampaio, Marina Ratis, Narla Lopes, Rita Damasceno, Lúcia Stedille e Fátima Abreu, na reportagem; Carmen Ciene, na revisão; Alessandro Muratore e Alice Penaforte na diagramação, projeto gráfico e tratamento de imagens; e os fotógrafos Celso Oliveira, Dário Gabriel, José Leomar, Paulo Rocha, Junior Pio, Máximo Moura, Marcos Moura e Bia Medeiros.

Para acessar Revista Plenário basta acessar o link https://revista.al.ce.gov.br/

Da Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032