Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Terça, 28 Setembro 2021 09:09

Pacto pelo Saneamento Básico debaterá Educação Ambiental Destaque

programação terá exposições nestas quarta (29/09) e quinta-feira (30/09) programação terá exposições nestas quarta (29/09) e quinta-feira (30/09) Arte: Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

O tema "Educação Ambiental voltada ao Saneamento Básico" será o último a ser debatido na série de Seminários Temáticos, etapa do Pacto pelo Saneamento Básico, realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa. O encontro acontece nos dias 29 e 30 de setembro, quarta e quinta-feira, de forma virtual, pela plataforma Zoom, a partir das 14 horas, para os participantes do Pacto.

O seminário sobre Educação Ambiental terá dois momentos. Na quarta-feira (29/09), haverá “Capacitação em Educação Ambiental para o Saneamento Básico”, com a participação de Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário (IBS); Fernanda Diniz, coordenadora pedagógica da Escola de Gestão Pública do Ceará; e Cleilson Coutinho da Silva, professor de Física do CREDE 9/Seduc. Serão compartilhadas experiências exitosas em capacitações em Educação Ambiental, abordando aspectos metodológicos de sua construção, seus desafios e os resultados alcançados.

No segundo dia, quinta-feira (30/09), o tema será "Redes de Educação Ambiental", com a participação de Jaqueline Guerreiro Aguiar, facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental/ Integrante da OMA Brasil - REBEA (RJ); Marcos Alberto de Oliveira Vieira, professor do IFCE, Campus Jaguaribe; e Zanna Matos, da CIEA E REBEA (BA). Os palestrantes irão subsidiar a implementação da Rede Cearense de Educação Ambiental (EA), por meio da apresentação de experiências exitosas em Redes de EA, abordando aspectos metodológicos de sua construção, seus desafios e os resultados alcançados.

Sobre o tema

As estratégias de educação e comunicação são fundamentais para promover a transparência, capacitação, participação e controle social pela sociedade no desempenho dos gestores públicos dos serviços de saneamento. Se a população for esclarecida sobre a importância do seu papel na fiscalização e nas ações, o serviço terá maior eficiência, evitando transtornos como os alagamentos nas zonas urbanas.

Diante do atual cenário estadual, percebe-se que tais ações ainda estão aquém do desejável, quando se pensa na universalização do serviço. Um levantamento feito pelos participantes dos seminários virtuais regionais, realizados junto às bacias hidrográficas do estado, etapa anterior do pacto, aponta desafios elencados pelas instituições participantes do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para o Saneamento Básico.

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do Pacto pelo Saneamento Básico

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/