Fortaleza, Terça-feira, 05 Julho 2022
Quarta, 15 Setembro 2021 13:58

Autocuidado e alegria de viver são temas de oficina de Núcleos da Alece com comunidade

(1 Voto)
Atividade integra ações do Setembro Amarelo na Alece Atividade integra ações do Setembro Amarelo na Alece Foto: Bia Medeiros

O Núcleo de Responsabilidade Social realizou, em parceria com o Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (15/09), oficina de biblioterapia e escritoterapia com moradores da comunidade Pio XII, conhecida como Pau Pelado. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo do Poder Legislativo.

A atividade foi mediada pela servidora Jaqueline Assunção, que propôs uma "viagem no trem da vida" aos participantes. Com músicas, mensagens de livros  e lembranças partilhadas da infância e juventude, o momento promoveu uma reflexão sobre o autocuidado, os sentimentos e a alegria de viver.

Representando a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), Luana Brasileiro, ressaltou que toda atividade é planejada com cuidado e carinho para promover o desenvolvimento e bem-estar. Ela afirmou que o projeto com foco na biblioterapia foi proposto especificamente para a comunidade e com atenção especial às pessoas idosas.

Rejane Sales, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, tratou sobre a campanha do Setembro Amarelo da Assembleia e a importância do cuidado com a saúde mental, indicando que momentos como a oficina são ferramentas para essa atenção. "A gente está aqui para abraçar essa missão do cuidar, do acolher, mas para isso a gente precisa falar. Nossa campanha é falar para despertar", explicou.

Biblioterapia consolidada na Assembleia

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Luis Edson Sales, destacou a importância da biblioterapia, abordagem que já faz parte da rotina da Alece e que traz "o livro como um remédio para as angústias e questões pessoais" a partir das histórias de vida.

A mediadora Jaqueline Assunção explicou que a biblioterapia é um cuidado por meio da literatura que permite, entre outras coisas, que as pessoas ressignifiquem sentimentos cristalizados. A oficina desenvolvida com a comunidade buscou construir ressonâncias positivas para a vida, comenta. A servidora da Casa, que faz parte da equipe do Núcleo de Saúde Mental, já possui atividades com a biblioterapia em projetos com a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).

Francisca da Silva, de 76 anos, participou da oficina e agradeceu a possibilidade de estar em diferentes atividades na Alece, pois é uma oportunidade de sair de casa, aprender e também se distrair da rotina.

Da Assessoria de Imprensa do Núcleo de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/