Fortaleza, Sexta-feira, 21 Janeiro 2022
Sexta, 13 Agosto 2021 07:17

Dia do Cardiologista motiva orientações sobre a saúde do coração Destaque

Data transcorre neste sábado (14/08) Data transcorre neste sábado (14/08) Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

O Dia Nacional do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto, que transcorre neste sábado. A data é festejada desde 2007, quando foi oficialmente instituída. O cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea. O objetivo desta data também é conscientizar a população sobre os cuidados que precisam manter com a saúde para evitar problemas no coração.

Para explicar sobre os cuidados que todos devemos ter com o coração, o cardiologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Célio Vidal acentua que devemos adotar medidas capazes de prevenir os problemas. Conforme esclarece o médico, um terço da mortalidade entre as pessoas decorre de problemas cardíacos.

As pessoas com histórico de familiares que sofreram infartos devem fazer check ups regulares com os seus cardiologistas para evitar surpresas desagradáveis. Também devem ser motivos de cuidados os chamados fatores de risco. Entre estes, Célio Vidal aponta a obesidade, a hipertensão, o sedentarismo e o colesterol ruim elevado, bem como o fumo. "Vários desses fatores podem ser trabalhados e evitados e assim poderemos ter um estilo de vida com maior longevidade e com melhor qualidade", entende.

Em caso de hipertensão arterial, o médico recomenda que o problema seja tratado adequadamente. "Se está obeso, faça uma mudança no seu estilo de vida e mude os hábitos alimentares. Se fuma, vamos parar de fumar, e, por outro lado, vamos fazer atividade física, se for sedentário", aconselha. Ele destaca ainda que a diabetes deve ser controlada adequadamente, evitando o agravamento de problemas cardíacos.

Origem do Dia do Cardiologista

A escolha desta data para celebrar o Dia do Cardiologista foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o objetivo de reforçar a importância do trabalho deste profissional, além de alertar a população sobre os cuidados que devem ter com a saúde do coração.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, parabeniza os profissionais cardiologistas que trabalham no Departamento. "Entregamos a esses profissionais nossos corações. Agradeço e parabenizo a equipe de médicos cardiologistas do DSAS, que desenvolvem as suas atividades com excelência. Devemos aproveitar esta data para dar maior atenção a saúde e evitarmos problemas cardiovasculares", acentua.

Acompanhe abaixo da matéria o vídeo com as dicas de saúde do médico Célio Vidal e também a saudação de Luís Edson aos profissionais que têm o seu dia consagrado neste sábado, 14 de agosto. O vídeo é produzido pelo DSAS e Núcleo de Comunicação Interna, com o apoio da TV Assembleia.

JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032