Fortaleza, Terça-feira, 05 Julho 2022
Quinta, 05 Agosto 2021 08:28

Dia Nacional da Saúde é festejado nesta quinta-feira (05/08) Destaque

(1 Voto)
Data marca o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz Data marca o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Para incentivar a atenção de todos com os cuidados sanitários, que se vinculam com a qualidade de vida da população, foi instituído no Brasil o Dia Nacional da Saúde. A data foi oficializada e inserida no calendário oficial nacional por meio da Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Luis Edson Sales, assinala que o Dia Nacional de Saúde tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor e os cuidados com a saúde. “O Dia da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis por erradicação de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX”, recorda.

Luis Edson lembra ainda que o cuidado com a saúde é um hábito que todos devemos ter. “É muito importante lembrar de nossa saúde diariamente. Nós, do DSAS, estamos acolhendo, cuidando e fazendo o nosso melhor para a promoção da saúde dos nossos servidores”, pontua.

Sobre a data

O dia 5 de agosto foi escolhido por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, considerado um dos mais importantes personagens na história do combate e erradicação das epidemias de febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. O médico e cientista nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877. Na capital, graduou-se na Faculdade de Medicina em 1892, apresentando a tese de graduação “A veiculação microbiana pelas águas”. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.

Seu interesse pela microbiologia levou-o a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Dois anos depois, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde era responsável pela montagem e a chefia do laboratório de análises clínicas. Em 1897, Oswaldo Cruz viajou para Paris (França), onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.

Ao combater a febre amarela, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos negava as pesquisas científicas e acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, o sanitarista acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.

Confira abaixo da matéria o vídeo em que o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, fala sobre o Dia Nacional da Saúde. O vídeo é uma produção do DSAS e Núcleo de Comunicação Interna, com o apoio da TV Assembleia.

JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032