Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
Sexta, 02 Julho 2021 08:12

Pacto pelo Saneamento Básico retoma seminários virtuais Destaque

(1 Voto)
Seminários da segunda etapa serão realizados de julho a setembro Seminários da segunda etapa serão realizados de julho a setembro Arte: Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

A segunda etapa do Pacto pelo Saneamento Básico tem início com a realização de um Ciclo de Seminários, abordando temas estratégicos para superar os desafios do Saneamento Básico. Serão cinco seminários temáticos, que acontecem no período de julho a setembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. O primeiro, sobre “Financiamento para universalizar o Saneamento Básico” acontece em 6 e 7 de julho.

No dia 22 de julho, o tema abordado será "Abastecimento e esgotamento sanitário". Em agosto, a programação prossegue com debate sobre "Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas" (dia 12) e "Saneamento Básico Rural (dias 26 e 27). Já em setembro, o Pacto tratará dos temas "Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos" (dia 15) e "Educação Ambiental para o Saneamento Básico" (dias 29 e 30).

A proposta é identificar estratégias, programas, projetos e ações que possam contribuir para a superação dos desafios apontados na etapa inicial do Pacto de construção do “Cenário Atual do Saneamento Básico do Ceará” com vistas à universalização do serviço. Na elaboração do “Cenário”, os grupos de trabalho do Pacto se debruçaram sobre os Eixos Temáticos: Abastecimento e Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Saneamento Básico Rural e Educação Ambiental para o Saneamento Básico.

O trabalho resultou na elaboração de um diagnóstico detalhado dos respectivos serviços, suas abrangências e limitações, para se alcançar o atendimento de toda população cearense. Desafios e gargalos foram identificados, alguns específicos como a limitação de financiamento, comum a todos os eixos. Com base nestes desafios, os grupos de trabalho do Pacto, constituídos por representações de cerca de 60 (sessenta) instituições públicas e organizações da sociedade que atuam no setor, definiram as principais questões a serem tratadas nos seminários, assim como as instituições, palestrantes e temas a serem abordados.

Temas abordados

O Ciclo de Seminários Temáticos possibilitará o acesso a um conjunto de informações de órgãos públicos nacionais, estaduais e de organismos internacionais; estratégias e experiências exitosas de políticas públicas e de projetos desenvolvidos pela sociedade, além do conhecimento de tecnologias inovadoras e adequadas ao Saneamento Básico, urbano e rural.

O conjunto de informações e o painel de experiências a serem apresentados nos seminários construirão a base para a definição dos programas estratégicos para condução da terceira etapa do Pacto, quando serão estabelecidos os compromissos institucionais, nos níveis municipal, estadual e federal para conduzir à universalização do Saneamento Básico no estado.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Lido 683 vezes Última modificação em Sexta, 02 Julho 2021 08:34