Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
Quinta, 17 Junho 2021 18:14

Pacto pelo Saneamento Básico faz reunião de alinhamento e anuncia seminários temáticos Destaque

(1 Voto)
Ações foram definidas em reunião virtual nesta quinta-feira (17/06) Ações foram definidas em reunião virtual nesta quinta-feira (17/06) Foto: Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

A coordenação geral do Pacto pelo Saneamento Básico, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta quinta-feira (17/06), reunião virtual de alinhamento entre os membros do grupo e de definição das próximas etapas da construção do Pacto. Na ocasião, foi destacada a aprovação e publicação do “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará”, assim como as próximas etapas e estratégias de mobilização, em especial das prefeituras.

Segundo a coordenadora técnica do Pacto, Rosana Garjulli, a fase agora é de definição de estratégias para superar os desafios apontados durante os seminários regionais virtuais, realizados em 2020, com a participação de representantes das 12 bacias hidrográficas que compõem o estado.

A próxima etapa é a execução de seis seminários temáticos, entre os meses de julho e setembro deste ano, para discutir o financiamento para a universalização do saneamento básico, abastecimento e esgotamento sanitários, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, saneamento básico rural, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e educação ambiental para o saneamento básico em todo o Ceará.

Mobilização e cronograma

Rosana ressalta que a Assembleia Legislativa e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) estão mobilizando os prefeitos dos 184 municípios cearenses para participar dos encontros temáticos, uma vez que é fundamental o engajamento dos gestores municipais na definição de estratégias de enfrentamento aos desafios. “O objetivo principal é coletar propostas e ideias para definir quais projetos estratégicos serão utilizados, visando à definição de compromissos e metas”, conclui.

Conforme o cronograma divulgado pela coordenação do Pacto pelo Saneamento Básico, o seminário “Financiamento para universalizar o saneamento básico” será realizado nos dias 6 e 7 de julho. Já no dia 22 do próximo mês, o encontro terá como tema “Abastecimento e esgotamento sanitário”. No dia 12 de agosto, o encontro será sobre “Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”, enquanto os dias 26 e 27 estarão reservados ao debate sobre “Saneamento básico rural”.

A programação prossegue no dia 15 de setembro, com seminário sobre “Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”. A programação se estenderá até os dias 29 e 30, com o seminário sobre “Educação ambiental para o saneamento básico”.

Da Assessoria do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032