Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
Terça, 16 Março 2021 12:28

Presidente da AL anuncia implantação piloto do serviço de Telessaúde na Casa Destaque

(1 Voto)
Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, durante a sessão desta terça-feira (16/03) Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, durante a sessão desta terça-feira (16/03) Foto: Edson Júnior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), informou, na Sessão Deliberativa Remota (SDR) desta terça-feira (16/03), que ainda que, a partir de segunda-feira (22/03), será disponibilizado canal telefônico para a implantação piloto do serviço de Telessaúde, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Segundo ele, será um número específico em que servidores poderão ligar para tirar dúvidas, buscar orientações e possíveis atendimentos nas áreas de psicologia, nutrição, psiquiatria e práticas sistêmicas integrativas.

A profissional do serviço social do DSAS, Dra. Ednira Borges, será a responsável pelo contato, acolhimento, triagem e encaminhamento aos serviços especificados. “Vale ressaltar que já é possível solicitar atendimento em psicologia e nutrição no departamento desde março de 2020, quando iniciou a pandemia no Brasil. À medida que as atividades forem sendo retomadas, os demais serviços do DSAS serão incluídos no Telessaúde”, acrescentou. São eles: fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura, fonoaudiologia, odontologia, clínica médica, enfermagem, assistência social e análises clínicas.

Evandro Leitão prestou solidariedade aos familiares e desejou melhoras aos servidores Edmilson Felipe de Sousa, Rosali Paixão e Cosme Neto. “Esses servidores foram acometidos pela Covid-19, estão em estado grave, em leitos de UTI, então deixamos aqui nossas orações e desejo por melhora, para que possam voltar ao convívio dos seus o mais rápido possível”, disse.

Aquisição de vacinas

O presidente Evandro Leitão abriu a sessão desta terça-feira, com o anúncio de que a Casa deverá aprovar projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que garante a aquisição de vacinas para o Ceará. “Trata-se de uma matéria de extrema importância, fundamental para garantir uma maior quantidade de vacinas para o Ceará e reforçar a campanha nacional de imunização”, afirmou.

O projeto 33/21 autoriza o Estado a realizar a operação contratual para a aquisição de forma direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V. O presidente considerou que essa talvez seja a medida mais importante tomada até então. “Só a vacina vai ser capaz de trazer de volta à normalidade a vida social e as atividades econômicas.”

Evandro Leitão ressaltou as 584.643 doses já aplicadas em todo o Ceará até 15 de março, e lamentou as 279.286 vidas perdidas para a Covid-19 em todo o Brasil, e entre elas, 12.355 cearenses.

“Quero lembrar que todos os esforços até aqui vêm da união de governadores e prefeitos de todo o Brasil para chegarmos a um objetivo comum que é a imunização da população. Espero também que, com a chegada do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no momento mais crítico da pandemia, possamos trabalhar em conjunto em todas as instâncias”, frisou.

O parlamentar destacou ainda a leitura do projeto de lei 32/21, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado, diante do contexto social e econômico ocasionado pela Covid-19, a proceder ao pagamento de débitos referentes a contas de energia em benefício de estabelecimentos do setor para alimentação fora do lar. “Mais uma medida que se alinha a outras, já aprovadas por esta Casa, no sentido de minimizar os impactos econômicos da pandemia nos trabalhadores”, explicou.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AL

Núcleo de Comunicação Interna da AL