Fortaleza, Segunda-feira, 16 Maio 2022
Quinta, 11 Março 2021 06:00

Inesp lança livro sobre 50 Anos da Diocese de Itapipoca Destaque

Diocese de Itapipoca irá completar 50 anos no dia 13 de março Diocese de Itapipoca irá completar 50 anos no dia 13 de março Arte: Divulgação/ Inesp

A obra “Uma História para Contar – casos e causos nestes 50 anos de criação da Diocese de Itapipoca sob a visão do autor,” será lançada nesta sexta-feira (12/03), às 15 horas, pela plataforma zoom (através do link https://zoom.us/j/91616520445?pwd=Q3cvK3B6bW1oTWNBV2RVQm9QaTR T09, com senha de acesso: 373585). O livro é de autoria de José Evandro de Sousa e a iniciativa é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do seu Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

A ação faz parte das atividades do Instituto, nesse período de trabalho remoto e comemora os 50 anos da Diocese de Itapipoca, que será celebrado no próximo dia 13. O lançamento conta com a parceria da prefeitura de Itapipoca e com a Diocese do município.

A solenidade contará com a participação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), além do bispo da Diocese de Itapipoca, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, e do diretor executivo do Inesp, professor Dr. João Milton Cunha de Miranda. O livro será apresentado pelo bispo emérito da Diocese de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto. A mediação ficará por conta da jornalista e assessora de comunicação do Inesp, Luzia Rolim.

Sobre a obra

A publicação conta a história da criação da Diocese de Itapipoca – sob a ótica do autor – que teve seu início, em 1971, e mostra as dificuldades da época: infraestrutura, número reduzido de padres, via de acesso inadequado às paróquias e situação financeira, dentre tantas outras. É uma obra que tem como objetivo mostrar a riqueza de valores, lutas, batalhas, conquistas e vitórias em todas essas décadas na Diocese do município e, também, deixar como registro para as novas gerações, boa parte da caminhada e os esforços de suas Excelências Reverendíssimas, os senhores bispos.

O livro é dividido em capítulos que falam sobre o autor, José Evando de Sousa, sobre Dom Paulo Eduardo de Andrade Ponte, a eleição e nomeação de Dom Benedito Francisco de Albuquerque e Dom Frei Antônio Roberto Cavuto.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar a Assembleia Legislativa, por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Este trabalho é uma fonte de pesquisa que colabora para o trabalho parlamentar, pois mostra a riqueza de valores, lutas, conquistas na Diocese e, também, é um registro para as novas gerações,” afirma.

Da Assessoria de Imprensa do Inesp

Núcleo de Comunicação Interna da AL