Fortaleza, Terça-feira, 05 Julho 2022
Segunda, 15 Fevereiro 2021 09:53

Vacinas contra Covid em pauta no Webinar desta semana

Este será o segundo Webinar promovido para servidores da AL em 2021 Este será o segundo Webinar promovido para servidores da AL em 2021 Divulgação/ Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace

A pandemia da Covid-19 representa a maior crise sanitária do mundo em mais de 100 anos. A chegada das vacinas que combatem o Coronavírus ao Brasil têm trazido esperança de dias melhores para a população ao redor do planeta, mas as autoridades  de saúde alertam que as medidas de proteção individual e coletivas devem prosseguir, mesmo para quem já recebeu a primeira dose do imunizante. Com o objetivo de de trazer mais esclarecimentos para os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, o Webinar desta terça-feira (16/02), às 16 horas, tem como tema “Vacinas COVID19: Qual a importância e como funcionam?”.

A temática será abordada  por Edson Holanda Teixeira, professor associado IV do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina (Setor Imunologia) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017).

O convidado é graduado em Odontologia pela UFC (1997), com especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (2009), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Glicoimunologia na Universidade Nova de Lisboa, de Portugal (2016).

Edson Holanda Teixeira vai apresentar em um contexto geral as vacinas  contra a Covid-19  e destacar  a importância  do imunizante  na área da saúde, enquanto revolução na área médica, na longevidade nas pessoas e no sentido econômico. "Depois dessa visão geral sobre vacinas, vamos focar em apresentar os principais tipos de imunizantes que são utilizados hoje em dia  contra o novo Coronavírus e como são feitos", antecipa. Ainda na atividade, o palestrante vai falar sobre imunidade de rebanho, "expressão diz respeito à imunidade coletiva'', adianta.

Saiba mais

O Webinar, projeto voltado exclusivamente para os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará,  promovido pela Célula de Qualificação dos Servidores da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), tem transmissão online ao vivo por meio da plataforma Zoom a partir das 16 horas. Para participar , os  interessados devem acessar o link https://bit.ly/3jCSvh0 e realizar a sua inscrição.

A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, destaca que o tema foi escolhido justamente para tirar as dúvidas dos servidores da Casa em relação às vacinas, bem como desmistificar  as noticias falsas que circulam sobre o imunizante.

"A  Unipace  traz  esse tema à discussão para que os participantes  possam tirar dúvidas, dialogar e saber mais detalhes sobre as vacinas contra a Covid-19. O professor  Edson Holanda vai trazer dados comprovados e científicos  sobre o  tema de extrema relevância diante do contexto que estamos vivenciando", destaca.

A última edição do Webinar  teve como tema “Acolhimento emocional: cuidar de si, cuidar do outro”, com palestra conduzida pela servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), Lucila Bomfim Lopes.

JB

Núcleo de Comunicação Interna da AL