Fortaleza, Segunda-feira, 16 Maio 2022
Sexta, 29 Janeiro 2021 11:28

Equipe Sypo da AL participa da Maratona de Laboratórios de Inovação

Equipe Sypo da AL participa da Maratona de Laboratórios de Inovação Foto: Divulgação

O titular da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTI), Charlie Lopes e os servidores Fátima de Jesus (COTI), Valdo Costa (Inesp), Ernandes do Carmo (Inesp), Leonel Oliveira (Controladoria) integram a equipe Sypo, que vai participar da Maratona de Laboratórios de Inovação (iLabthon), a partir desta sexta-feira (29/01) até domingo (31/01).

Durante a competição, coordenada pelo Instituto Federal de Brasília, as equipes criarão, no fim de semana, um laboratório de inovação no setor público com apoio de mentores de diversas especialidades. Qualquer tipo de laboratório poderá ser criado: transformação digital, inovação aberta, serviços públicos, educação, gestão, compras públicas, saúde, entre outros.

A iLabthon  terá formato totalmente online, e será a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no setor público  A equipe da Assembleia contará também com a participação de Raniere Veras, da Smart Progress - Cidades Inteligentes e o professor Jorge Costa Neto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Conforme explica Valdo Costa, “A palavra Sypo, escolhida pela equipe e que, na língua indígena Karitianá, significa "semente" traduz o sentimento de que é necessário "plantar" a cultura da inovação colaborativa na Assembleia Legislativa do Ceará. "A logo criada, possui um desenho simples e limpo com um elemento gráfico que remete à ideia de conexão, interatividade e colaboração. Isso se traduz em soluções criativas que melhorem processos, além da criação de novos produtos e que conectem de forma mais efetiva e direta o poder legislativo cearense junto ao cidadão”, afirma Valdo Costa.

259 Equipes participantes

O evento, criado pela rede Conexão Inovação Pública RJ, terá a participação de 259 equipes inscritas que abrangem 22 unidades da federação e 4 países (Brasil, Guiné-Bissau, México e Moçambique). Conta ainda com a parceria de outros 27 laboratórios de inovação no setor público, inclusive laboratórios já existentes no Ceará.

Durante a maratona, os participantes irão preparar um laboratório a partir das seguintes dimensões: estratégias, serviços, aprendizagem, estrutura e comunicação. De acordo com o Charlie Lopes, o laboratório de inovação, entre outras coisas, tem o papel de fomentar a cultura inovadora no setor público. "Ele desperta o senso de responsabilidade com a coisa pública", diz.

Ele lembra ainda que a Assembleia do Ceará fez a primeira sessão remota de uma casa legislativa do Brasil, foram atualizados 500 computadores, realizadas mais de 300 reuniões de teletrabalho incluindo sessões plenárias, webinars e sessões plenárias; 11 projetos de desenvolvimento de sistemas incluindo o sistema de votação via celular e o Diário do Legislativo Cearense. "Além disso, foram apresentadas sete soluções inovadoras em relação a processos e adoção de novas tecnologias", conclui.

Quem quiser acompanhar a maratona, é só acessar:

JS

Núcleo de Comunicação Interna da AL