Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Quinta, 15 Outubro 2020 11:16

Escola Superior do Parlamento destaca Dia do Professor Destaque

Na data de 15 de outubro é comemorado um dos profissionais mais importantes para o desenvolvimento de qualquer nação, o Professor. Eles são os responsáveis por salvaguardar a educação e o conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Trata-se de uma das principais atividades praticadas no mundo. Sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

O coordenador do Centro de Idiomas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) Fernando Cordeiro, em nome da instituição, parabeniza todos os professores que compõem a equipe de ensino da Unipace. "Agradecemos a esses profissionais que contribuíram contribuem para a formação continuada dos servidores da Assembleia Legislativa, que atendem tanto ao público interno quanto externo e a própria população".

Fernando Cordeiro destaca ainda que o professor é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado e "para o engrandecimento da Nação". Ele lembra, que o crescimento de um país só acontece com a participação efetiva do professor. "É importantíssimo ressaltar que esse grupo está promovendo um Ceará cada melhor para os seus cidadãos".

Origem

A origem do Dia do Professor, na data de 15 de outubro de 1827, tem como motivação o ato do imperador D. Pedro I instituindo o Ensino Elementar no Brasil, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

JS

Núcleo de Comunicação Interna da AL