Fortaleza, Terça-feira, 27 Setembro 2022
Quinta, 10 Setembro 2020 06:29

Inesp faz balanço de atuação durante pandemia Destaque

Instituto lançou ebooks, livros impressos e promoveu saraus de forma virtual neste ano Instituto lançou ebooks, livros impressos e promoveu saraus de forma virtual neste ano Divulgação/ Inesp

O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Ceará, amplia suas atividades no período de redução da pandemia provocada pela Covid-19, com o boletim Inesp informa. Na edição 27 do boletim, o Instituto informa os resultados do Índice Municipal de Alerta (IMA), de janeiro a junho de 2020, nos municípios cearenses.

O Índice é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece), sendo divulgado regularmente pelo órgão. Conforme o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, o IMA avalia a vulnerabilidade dos municípios em relação as adversidades climáticas, por meio dos aspectos climatológicos, agrícolas e sociais, a partir da análise integrada de 12 indicadores.

Os dez municípios apontados como de mais alta vulnerabilidade pelo Índice no primeiro semestre deste ano são Monsenhor Tabosa, Catarina, Abaiara, Boa Viagem, Pedra Branca, Quixadá, Nova Olinda, Limoeiro do Norte, Itatira e Quixelô. Conforme o mesmo levantamento, os dez municípios com mais baixa vulnerabilidade são Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Moraújo, Ubajara, Eusébio, Viçosa do Ceará, Tianguá, Fortaleza e Pacoti.

Também de acordo com João Milton Cunha, os boletins produzidos pelo Instituto têm como objetivos subsidiar os deputados estaduais para a efetividade dos projetos e ações parlamentares; fundamentar o planejamento e a gestão pública; monitorar e acompanhar a execução das políticas públicas; bem como orientar investimentos no setor privado.

Atividades desenvolvidas

João Milton Cunha afirma ainda que desde agosto estão sendo divulgados os Boletins Inesp, duas vezes por mês - informativos que, ao lado do Inesp informa, são ferramentas de auxílio ao mandato dos deputados e deputadas estaduais.

Ele também aponta a elevada produção de ebooks pelo Instituto ao longo deste ano. "Temos mais de 20 ebooks produzidos pelo Inesp neste período", aponta, frisando que a emergência do trabalho remoto a partir de março permitiu ao Inesp planejar suas atividades e aumentar a produção dos ebooks.

Conforme o diretor executivo do Inesp, desde março, mês que marcou o início da pandemia do Coronavírus, o Instituto promoveu atividades virtuais, como dois saraus, três lives do projeto Inesp Ciência pelo Instagram e o lançamento de três livros: "Resistência, Rota de Fuga e Refúgio: o Cariri cearense na ditadura militar", de autoria do professor Aurélio Matias; "Cine Nazaré: um cinema vivo", da jornalista Julia Ionele; e "Literatura no Ceará", da escritora Aíla Sampaio.

Os saraus e lançamentos de livros foram realizados por meio da plataforma Zoom, utilizada para outras atividades do Poder Legislativo desenvolvidas pelos servidores.

Outro livro impresso pelo Inesp recentemente dá continuidade à coletânea do Memorial Deputado Pontes Neto, da Assembleia Legislativa, com as biografias dos deputados estaduais eleitos para a 29ª legislatura (2015-2018). A publicação contempla os 46 parlamentares eleitos para o referido mandato, bem como dos 16 suplentes que chegaram a assumir o mandato.

SC

Núcleo de Comunicação Interna da AL

WhatsApp: 85.99147.6829

Lido 624 vezes Última modificação em Quinta, 10 Setembro 2020 11:16