Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
Quarta, 05 Agosto 2020 12:26

Curso capacita servidores sobre segurança de dados e prevenção a crimes cibernéticos

Com o objetivo de proteger servidores públicos e demais interessados  contra  crimes virtuais,  a  Escola Virtual de Governo oferta o curso online ''Mundo Conectado - Manual de Sobrevivência''. A capacitação, com carga horária de dez horas, traz dicas de boas práticas de segurança contra crimes virtuais, com medidas de prevenção a incidentes de segurança da informação, tanto em casa como no ambiente de trabalho.

No conteúdo programático, o aluno  terá a oportunidade de adquirir  conhecimento sobre os desafios do mundo conectado em relação à segurança da informação, formas de proteção de dados, cuidados a serem tomados no backup, criação de senha seguras, dicas gerais para se proteger de ataques, dicas práticas para não cair em golpes de phishing no seu dia a dia, precauções ao utilizar seus dispositivos móveis e execução de procedimentos adequados caso tenha caído em um golpe, dentre outros tópicos.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.escolavirtual.gov.br/login. Antes de  se inscrever, o interessado deve realizar o cadastro no site da Escola Virtual de Governo.

Aumento de crimes durante a pandemia

O curso surge em momento oportuno para servidores públicos. O uso do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados principalmente para aqueles que acessam diariamente informações confidenciais da sua organização. De fevereiro a abril deste ano, houve um  crescimento de 330% nos ciberataques, usando ferramentas de acesso remoto.

Pesquisa da Kaspersky, empresa russa produtora de softwares de segurança para a Internet, aponta que apenas quatro em cada dez funcionários brasileiros de pequenas empresas receberam instruções de segurança para trabalhar remotamente com seus laptops, tablets e smartphones pessoais. Por isso, há uma maior fragilidade na segurança de dados despertando o interesse  dos criminosos em computadores desprotegidos que estejam conectados a redes corporativas.

No entanto, há dicas para uma conexão remota segura que inclui utilizar senhas diferentes e fortes para acesso aos recursos da empresa, atualizar a versão mais recente do software do dispositivo, sempre que possível, ativar a encriptação para proteger os dados nos dispositivos utilizados para o trabalho e fazer cópias de segurança dos dados críticos.

Saiba mais

A Escola Virtual de Governo (EV.G) oferece cursos a distância de diferentes instituições e com temáticas ligadas à administração pública e cidadania, contribuindo  para a formação e o desenvolvimento de milhares de servidores públicos e cidadãos. O acesso dos servidores estaduais do Ceará ao calendário de cursos foi viabilizado após a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) assinar o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Acesse  https://www.escolavirtual.gov.br/ e confira a lista completa de cursos disponíveis.

JB

Núcleo de Comunicação Interna da AL