Fortaleza, Terça-feira, 05 Julho 2022
Segunda, 20 Julho 2020 14:00

Sarto acompanha preparativos para retomada e realiza teste biológico na AL Destaque

Presidente da AL, deputado José Sarto, acompanha preparativos de retorno do Poder Legislativo Presidente da AL, deputado José Sarto, acompanha preparativos de retorno do Poder Legislativo Paulo Rocha

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), acompanhou, na manhã desta segunda-feira (20/07), os preparativos do Poder Legislativo para a retomada gradual das atividades presenciais. O parlamentar também realizou o teste biológico RT-PCR para detecção da Covid-19.

Segundo o presidente, a etapa atual de retomada foi precedida de uma cautelosa averiguação, primeiro por parte das autoridades sanitárias, tanto municipais quanto estaduais.

Sarto relatou que em reuniões com o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e com o epidemiologista Dr. Antônio Lima, foi estudado o passo a passo das medidas de segurança que seriam adotadas para garantir a saúde de todos os deputados, servidores e imprensa, que estão autorizados, neste momento a frequentarem a Assembleia Legislativa.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo estadual, na fase em que se encontra a retomada de atividades no Ceará, a Assembleia, por enquanto, não está aberta ao público em geral. "Estamos fazendo a vistoria da instalação de todos os equipamentos de proteção individual (EPI), como as máscaras, luvas, o face shield, que é a máscara usada pelos profissionais que têm contato mais direto com o público", pontuou José Sarto.

O deputado comentou ainda que já foram feitos mais de mil testes rápidos, direcionados para deputados, assessores, servidores, seguranças e terceirizados da Casa, entre outras medidas de proteção adotadas.

"Fizemos a nova sanitização, que é um processo de higienização mais aprofundado do ambiente, e agora estamos terminando estas medidas com a realização do teste biológico, que vai se estender a todos os servidores, assessores e deputados que voltarão na quinta-feira (23/07), data da primeira sessão presencial, que também será virtual", assinalou o presidente.

Sarto explicou que nesta sessão o deputado pode optar por ficar em seu gabinete e participar dos debates de forma remota. "A sessão será em um modelo híbrido, um misto entre presencial e remoto", destacou.

Neste modelo, segundo adiantou, os que quiserem estarão no Plenário e os que tiverem dificuldade podem não vir ou vir e ficar nos gabinetes, aparteando um orador na tribuna pela internet. "Nós temos hoje desenvolvido pela Tecnologia de Informática (TI) da Casa um modelo muito prático e que está funcionando", acrescentou.

O presidente da AL enfatizou que o Poder Legislativo estadual está tomando todas as precauções necessárias para um retorno gradual com segurança a todos que vierem à Casa Legislativa. "Temos sinalização, uso de EPIs, teste de temperatura, enfim, todos os equipamentos necessários para promover uma volta gradual e segura para todos", garantiu.

O deputado David Durand (REP), que também realizou o teste biológico nesta manhã, elogiou a condução do presidente Sarto nas medidas de precaução adotadas pelo Poder Legislativo. "É de fundamental importância e uma questão de necessidade a realização destes exames para aqueles que têm acesso e trabalham na Casa retornarem com mais segurança às atividades", avaliou.

O subtenente Salomão, da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares da Assembleia Legislativa, destacou que continua sendo feita, nas entradas, a triagem de acesso às dependências do Poder Legislativo, seguindo o protocolo estabelecido pela Casa. "Só está adentrando à Casa quem fez o teste e quem tem autorização. Quem não se enquadra nestas condições não está podendo acessar", informou.

A técnica em laboratório Nicole dos Santos Melo, que está atendendo as pessoas que necessitam fazer os testes biológicos na Casa, esclareceu em que consiste o teste. "Este exame serve para detectar a presença do vírus no organismo. Ele não vai dizer se a pessoa já teve o vírus, vai apenas detectar se a pessoa está com o vírus e está transmitindo", observou. Segundo a técnica, o exame é de extrema importância, pois se a pessoa estiver transmitindo o vírus, ela é recomendada a cumprir em casa o isolamento social, para não transmitir a doença.

Da Agência de Notícias da AL

Núcleo de Comunicação Interna da AL