Fortaleza, Terça-feira, 05 Julho 2022
Quinta, 02 Julho 2020 14:06

Presidente Sarto anuncia ações para retomada das atividades da AL Destaque

Totens com álcool em gel foram espalhados pelo Poder Legislativo Totens com álcool em gel foram espalhados pelo Poder Legislativo Divulgação /AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), abriu, nesta quinta-feira (02/07), a sessão realizada via Sistema de Deliberação Remota (SDR), informando que espera apresentar para apreciação dos parlamentares, até próxima segunda-feira (06/07), o plano de retorno gradual das atividades da Casa. A possibilidade apontada é para a última fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades estabelecido pelo Governo do Estado, como sugerido anteriormente por deputados.

O parlamentar explicou que, nesta semana, estão sendo aplicados testes para detecção da Covid-19 em parlamentares e servidores - principalmente aqueles que mantêm contato direto com regiões do Estado, onde há grande incidência de contágio. Segundo ele, o plano em fase de elaboração será completo a partir dos resultados das testagens.

“O mais importante, no momento, é garantirmos a segurança de todos, deputados, assessores, e demais servidores, para não corrermos riscos de transmissão involuntária. De segunda-feira até ontem (01/07), foram realizados mais de 300 testes e acredito que atingiremos a marca dos 500 testes realizados até o fim do dia de hoje”, adiantou.

José Sarto informou que tem acompanhado ainda o rito desenvolvido das  assembleias legislativas de outros estados, com atualização das informações semanais, e que se reuniu, na última semana, com os epidemiologistas do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, e que várias regiões estão em níveis diferentes da pandemia. “O plano de retorno está sendo formulado a partir dessas trocas de informação, fruto desses encontros, e temos várias nuances a considerar”, salientou.

O deputado observou, por exemplo, que pessoas de grupo de risco ou cujos testes deram resultado positivo para a presença do vírus no organismo não retomarão para atividades presenciais, permanecendo em trabalho remoto.“Algumas funcionários da AL testados foram positivados, outros precisam, por motivo de trabalho, estar em viagens frequentes a municípios do Interior, onde pode haver alta disseminação. Sabemos que o vírus muda, se adapta constantemente, então temos muito a considerar antes de finalizar esse plano, mas até segunda-feira ele deverá ser concluído”, afirmou.

Da Agência de Notícias da AL

Núcleo de Comunicação Interna da AL