Fortaleza, Quarta-feira, 08 Julho 2020
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Avalie este item
(1 Voto)

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará, promove nesta quinta-feira (09/07), às 16 horas, mais uma edição do Projeto Diálogos Online. O convidado será o economista e presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra,com mediação do jornalista,comentarista econômico e coordenador de Projetos Especiais do Grupo de Comunicação O Povo, Nazareno Albuquerque.A transmissão será feita no perfil da Unipace no Instagram (@unipace).

O tema do debate é “Os caminhos para a retomada do crescimento do Ceará”, com abordagem voltada às questões econômicas que cercam o assunto.O coordenador dos Diálogos Online e da célula educacional da Unipace, professor Eduardo Moreira, explica que o projeto tem por objetivo principal debater grandes temáticas relacionadas ao campo das políticas e gestões públicas.

“Já discutimos, nas edições anteriores, o papel e a importância do Sistema Único de Assistência Social, a importância da democracia no atual contexto da pandemia, a importância do SUS, para o enfrentamento da crise e a importância dos pequenos negócios para a economia do Ceará. Nesta semana, iremos discutir as possibilidades de retomada de crescimento do Estado, considerando a crise provacada pela Covid-19”, pontua Eduardo Moreira.

Setores

O coordenador do Diálogos Online acentua que a ideia do debate com o presidente do Coren é obter "sinalizações" de quais setores provocarão uma retomada mais rápida, tendo vantagens diante dos demais, e quais setores que o Estado precisa ter mais atenção nesse processo, "porque sofreram mais como a área de eventos e turismo e outros segmentos da economia", diz Eduardo Moreira.

O expositor do tema, Ricardo Coimbra, pretende abordar como o processo de remotada vem acontecendo nos setores produtivos e como a pandemia tem impactado na economia. “Esse impacto se deu não só nas empresas como também na área pública. Vamos falar ainda sobre as expectativas e cenários que a gente pode ter nesse processo de retomada das atividades econômicas, o que se espera do segundo semestre de 2020 e o que vai acontecer com a economia cearense”, antecipa.

Esta será a quarta edição do Diálogos Online, proposta que tem como objetivo levar conteúdo aos cearenses durante o período de isolamento social. Nas edições anteriores, o programa recebeu, dentre outros nomes, a assistente social e ex-secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado Fátima Catunda, bem como a ex-secretária de Planejamento e Gestão do Ceará Silvana Parente.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

 

 

 

Avalie este item
(2 votos)

O isolamento provocado pela pandemia do Coronavírus modificou a forma de trabalho da população brasileira que passou adotar o formato home office desde março deste ano.  Se antes da pandemia 42,6% das empresas nunca tinham adotado o trabalho remoto, agora o cenário projeta que o futuro do trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar.

Dados da pesquisa realizada pela empresa Cushman & Wakefield apontam que cerca de 85% dos executivos no Brasil enxergam mais vantagens do que desvantagens no trabalho remoto e 73,8% das empresas pretendem adotar o sistema home office de alguma forma após a pandemia.

Outra pesquisa feita por uma empresa de recrutamento que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência aponta que 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência quando as restrições de permanecer em casa forem flexibilizadas.

Capacitação

O home office já é uma realidade no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Escola Virtual de Governo (EV.G)  oferta ao  servidores públicos o curso  gratuito Noções Básicas do Trabalho Remoto. Com carga horária de 10 horas, a capacitação é dividida em três módulos: trabalho remoto: organização da equipe e criação de plano de ação; condições para o trabalho remoto; e como trabalhar em casa facilitando o dia a dia, e a organização do trabalho dos alunos. É possível se inscrever no curso por meio do link https://bit.ly/2YrJ4YI.

O desafio de transformação da realidade está fazendo com que pessoas e organizações adaptem seus processos de trabalho. Se você procura informações sobre experiências, informações práticas e possibilidades para manter a qualidade do trabalho, de forma remota, o curso Teletrabalho e Educação a Distância é uma boa pedida. Com carga horária de 8 horas, o conteúdo programático traz temas como introdução ao teletrabalho, conceitos e ferramentas para teletrabalho. Para se inscrever, é necessário acessar o link  https://bit.ly/3fVlKIz.

Saiba mais

A Escola Virtual de Governo (EV.G) oferece cursos a distância de diferentes instituições e com temáticas ligadas à administração pública e cidadania, viabilizando o desafio de contribuir para a formação e o desenvolvimento de milhares de servidores públicos e cidadãos. O acesso dos servidores estaduais ao calendário de cursos foi viabilizado após a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) assinar o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Acesse o link https://www.escolavirtual.gov.br/ e confira a lista completa de cursos disponíveis.

JB, com informações da Escola Virtual de Governo

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

Avalie este item
(2 votos)

Um dos elementos mais importantes e buscadas dentro das organizações é uma comunicação eficaz. Diferentemente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. Ela consiste em fazer com que o receptor compreenda, de forma clara e objetiva, a mensagem recebida, sem que haja qualquer tipo de má interpretação. Para que possamos conhecer um pouco mais sobre comunicação, o Assalce Lives, ciclo de debates virtuais promovido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, apresentará, neste mês de julho, um ciclo de conversas abordando este tema.

Em seu primeiro encontro relacionado a Comunicação, o projeto recebe nesta quarta-feira (08/07), a partir das 16 horas, no Instagram da Associação (@assalceoficial), a jornalista Magnólia Paiva, da Rádio FM Assembleia 96,7. Ela compartilhará seus conhecimentos acerca da Comunicação Não Verbal.

A convidada destaca que  a forma de comunicação  que ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos é de fundamental  importância tanto no ambiente de trabalho como na vida social. “A comunicação não verbal influencia principalmente a forma como somos percebidos, respeitados e confiáveis. Quem tem a postura ereta, por exemplo, passa mais confiança que aquele profissional que anda cabisbaixo, o que pode ser interpretado como uma pessoa insegura”, exemplifica.

Magnólia Paiva avalia que nosso corpo fala muito e é fundamental ele esteja em sintonia com os nossos propósitos para que possamos alcançar uma vida em plenitude. “Quem aprende a se comunicar terá bons relacionamentos e sucesso no trabalho. Já aquela pessoa triste produz o hormônio cortisol em excesso, que ocasiona irritabilidade, cansaço, estresse e, consequentemente, uma vida cercada de problemas no ambiente social, familiar e no local de trabalho’’, afirma.

Sobre a convidada

Magnólia Paiva, coach em Desenvolvimento Pessoal, comunicadora, jornalista e repórter da Rádio FM Assembleia 96,7, parabeniza a Assalce por levar conteúdo de qualidade para a população durante o período de isolamento social que tem gerado reflexo na saúde mental de grande parte dos brasileiros.

“Me sinto honrada pelo convite e parabenizo a Assalce pela iniciativa. Nesse período de pandemia, vimos a importância dos meios de comunicação para informar e ao mesmo tempo entreter as pessoas. As redes sociais são nossas aliadas permitindo a realização das lives, interação social, permanência de vínculos e diversão e a Assalce encontrou uma forma de levar informação para os servidores”, destaca.

Assalce lives

A última edição do Assalce lives recebeu o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle e vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Casa, que abordou o trabalho parlamentar realizado a partir do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Também já participaram do projeto, o servidor Denilson de Oliveira Adriano, analista legislativo e orientador da Célula de Aposentadoria e Pensão do Poder Legislativo; o diretor acadêmico da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Robson Loureiro; Valdo Costa, especialista em Gerenciamento de Projetos e em Design Editorial; e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) do Poder Legislativo, Elenice Ferreira Lima. Todos abordaram questões relacionadas às atividades dos servidores da AL.

Os encontros são mediados pela jornalista Arituza Timbó e contam com direção e produção da assessora de Marketing e Comunicação da Assalce, Virgínia Bastos, sob a supervisão do presidente da Associação, Luís Edson Corrêa.

JB, com Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

Avalie este item
(2 votos)

Desde segunda-feira (06/07), nesta semana, Fortaleza passou para a Fase 3 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. O avanço está em conformidade com o Decreto Estadual 33.645, publicado no Diário Oficial do dia 4 de julho.  Com a medida adotada, 11 das 13 cadeias de atividades chegam ao funcionamento pleno, com 100% das atividades liberadas.

As atividades que se beneficiam com a progressividade são as cadeias têxtil e de roupas; comunicação, publicidade e editoração; indústria e serviços de apoio; artigos do lar; cadeia agropecuária; moveleira; de tecnologia da informação; logística e transporte; higiene limpeza; automotiva; e comércio de outros produtos.

As exceções são para alimentação fora do lar, que mantém o mesmo horário de funcionamento da Fase 2, ou seja, das 11 horas às 16 horas, com o percentual de trabalhadores presenciais de 50%; e atividades religiosas, que passam a permitir cultos e celebrações com 50% da capacidade.

Outros municípios cearenses também mudaram de fase. Com isso, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Maia Júnior, 85% das atividades econômicas em todo Estado estão em funcionamento. O percentual de empregos retomados nesta semana é ainda maior, chegando a 90%. Destaque para a agricultura, indústria e comércio, que atingiram o funcionamento pleno, ou seja, toda a cadeia dos três segmentos citados atingiu 100% do funcionamento.

“O que falta ainda é uma parte do setor de serviços, como por exemplo: o turismo, educação, esporte e lazer, que devem ser liberadas ao final do Plano. Mas a população não pode relaxar nos cuidados sanitários, pois a pandemia ainda existe. Só podemos avançar se os indicadores de saúde continuarem apresentando melhora e todos têm que fazer a sua parte”, ressalta o secretário Maia Júnior.

JS (com informações da Ascom Sedet)

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

Avalie este item
(3 votos)

Com a redução da transmissão da pandemia de Covid-19 detectada em Fortaleza pelo Governo do Estado, bares e restaurantes da Capital reabrem suas atividades ao público, que busca atendimento diretamente nos estabelecimentos. Mas, para que isso seja possível sem a ampliação de riscos de contágio, há um protocolo a ser seguido pelo público e os responsáveis pelos pontos comerciais.

De acordo com o advogado e conciliador do Procon Assembleia, Rômulo Augusto, o protocolo para abertura dos bares e restaurantes que se mantiveram fechados na quarentena prevê medidas para adequar suas instalações seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e as normas estabelecidas pelo Governo do Estado.

“Entre essas medidas, está a de aferir a temperatura corpórea dos clientes na entrada dos estabelecimentos. Havendo fila de espera, tem de haver uma marcação de distanciamento entre as pessoas de no mínimo dois metros. Na entrada deve haver um tapete sanitarizante e as mesas também precisam manter distância de dois metros. Os colaboradores deverão usar máscaras, luvas e viseiras de proteção, entre outras”, explica o advogado.

No caso de descumprimento das regras, o consumidor poderá procurar o Procon para realizar uma denúncia, de acordo com Rômulo Augusto. Ele explica ainda que o Procon Assembleia não fiscaliza, mas pode solicitar fiscalização ao Decon para exigir o cumprimento do protocolo dos estabelecimentos. “Esta questão de higienização depende dos órgãos de fiscalização da saúde sanitária e não geram lesão ao consumidor”, acentua.

Abrasel lança protocolo sobre o tema

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Ceará lançou um “Protocolo para Reabertura de Bares e Restaurantes”, que consolida ações e medidas alinhadas com as práticas e recomendações da OMS e autoridades em saúde. O documento procurou preparar empresários para o retorno das atividades do setor. A Abrasel Ceará diz que exige dos seus associados um termo de responsabilidade de reabertura gradual, consolidando todas as ações e condutas a serem implantadas e cumpridas pelos estabelecimentos.

O consumidor que quiser efetivar uma queixa, caso não concorde com os procedimentos do estabelecimento comercial, pode procurar o Procon Assembleia por meio dos telefones (85) 3277.3790, 3277.3791, 0800.2752700 e ainda pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

JS, com informações da Abrasel CE

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

Avalie este item
(3 votos)

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, abre a agenda do mês de julho para realização de testes de Covid-19 no drive-thru instalado na unidade. Os agendamentos estão sendo feitos desde a última sexta-feira (03/07) pelo site  Saúde Digital  ou pelo aplicativo Ceará App. As marcações são individuais e intransferíveis.

Neste mês, as vagas para testes serão abertas a cada três dias. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8horas às 17horas. O resultado fica disponível em até cinco dias no Saúde Digital. Em funcionamento desde o dia 15 de junho, o serviço de testagem já realizou 1.157 exames.

A farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório do HGF, Goretti Cavalcante, explica que, no drive-thru, são realizados exames de biologia molecular em tempo real, que detectam a existência do vírus no organismo do paciente. “A indicação é que esse tipo de exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dias de surgimento dos sintomas. Se for feito fora desse intervalo, há grande possibilidade de dar falso negativo. Dessa forma, o agendamento foi ajustado para ser disponibilizado a cada três dias e atender melhor a população”, ressalta.

Para agendar o teste, é necessário se cadastrar no site Saúde Digital ou no aplicativo Ceará App e informar dados pessoais e e-mail para contato. Em seguida, o usuário recebe no e-mail o link para validar o cadastro e realizar o agendamento, devendo preencher dados sobre os sintomas. Caso não possa comparecer no dia e hora marcados, o usuário do serviço deve cancelar a marcação e, com isso, liberar a vaga para outra pessoa.

Saiba mais

O drive-thru é uma estratégia para aumentar a testagem em pacientes com sintomas leves de coronavírus de forma segura e ágil. Pessoas com quadros moderados ou graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde e, portanto, devem ir a outros pontos de atendimento presencial, como o próprio centro de triagem do HGF, UPAs 24h e postos de saúde.

Do Portal do Governo do Estado

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

Avalie este item
(3 votos)

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, vai realizar, nesta terça-feira (07/07), às 16 horas, Webinar com o tema “Alimentação saudável em tempos de pandemia”, que terá apresentação da nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Nathália Duarte.

A profissional é graduada em Nutrição pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Os eventos, que antes ocorriam às segundas-feiras, foram transferidos para as terças, às 16 horas.

De acordo com a coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, o link pelo qual os servidores do Poder Legislativo terão acesso à plataforma Zoom será fornecido na manhã de terça-feira, para que os inscritos tenham acesso previamente e possam participar da atividade. “Estamos, com essa iniciativa, buscando uma maior aproximação com os servidores e servidoras, durante o período de isolamento social”, acentua Norma David.

A coordenadora revela que Nathália Duarte vem trazendo orientações sobre o tipo de alimentação que as pessoas devem ingerir para se manter saudáveis. “Serão revelados quais alimentos as pessoas devem consumir para produzir ou aumentar a imunidade. A gente sabe que nestes tempos de viroses e até mesmo medo da Covid-19 a gente deve buscar se alimentar de forma saudável. Quanto mais nutrientes forem consumidos para fortalecer a nossa imunidade, melhor”, afirma.

Escolha do tema foi feita entre servidores da AL

O tema foi escolhido, de acordo com Norma David, por indicação dos próprios participantes da Webinar. “Essa palestra é um apelo dos servidores da Assembleia Legislativa, para que todos possam conhecer que tipo de alimentação devem adquirir ou mesmo produzir em suas próprias casas, haja vista que o isolamento social ainda continua, principalmente para os integrantes de grupos de risco. Por isso é bom que a gente conheça as propriedades nutricionais do que está consumindo”, pontua. 

Norma David explica que para participar do Webinar, o servidor interessado precisa somente acessar o link https://bit.ly/2D3oW74  e realizar a sua inscrição. Os IDs e senhas serão fornecidos na manhã de terça-feira (07/07) aos inscritos. Os debates são mediados pela Célula de Qualificação de Servidores da AL, também responsável por mediar as perguntas enviadas à palestrante. Os certificados de participação serão emitidos ao término do período de quarentena.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

Avalie este item
(5 votos)

A Portaria Nº 27/2020, assinada pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), prorroga o ponto facultativo no âmbito do Poder Legislativo até o próximo dia 12 de julho. O documento prorroga as medidas previstas na Portaria Nº 15/2020 e renovadas em portarias posteriores. O documento legal leva em consideração o exposto no decreto 33.645, de 4 de julho, do Governo do Estado, que prorrogou as medidas de isolamento social no Ceará.

No artigo 2º, a Portaria renova os efeitos do que foi estabelecido no texto legal anterior: "Os ocupantes de cargos de direção e chefia ficam autorizados a administrarem a continuidade dos trabalhos de modo remoto, além de convocar servidores para o funcionamento dos serviços que forem indispensáveis ou relevantes ao funcionamento da administração, ressalvados aqueles que se encontrem em grupo de risco, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde".

Desta forma, o regime de trabalho da Assembleia continua inalterado, sendo realizado home office em todos os casos possíveis, em escalas definidas pela chefia de cada setor. Em caso de servidor integrante em grupo de risco ou gestante, o trabalho remoto é obrigatório. O acesso às dependências da Assembleia fica restrito aos parlamentares, servidores terceirizados e prestadores de serviço.

Ainda na Portaria, são feitas referências ao quadro de excepcional emergência na saúde pública, que exige medidas de natureza mais restritiva para conter a propagação e infecção humana pelo novo Coronavírus.

O texto legal, assinado neste domingo (05/07), faz referências ao Ato nº 02/2020, da Mesa Diretora da Assembleia, bem como aos decretos emitidos pelo Governo do Estado relativamente ao tema nos meses de março, abril, maio, junho e julho.

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

Avalie este item
(2 votos)

As Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgaram nesta quinta-feira (02/07) a Proposta de Emenda Constitucional 18/20, que adia as eleições municipais para novembro por conta da pandemia do novo Coronavírus. Os prazos do calendário eleitoral também são adiados. De acordo com a Emenda Constitucional 107, os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. As datas anteriores eram 4 e 25 de outubro.

No Ceará, em apenas dois municípios há possibilidade de segundo turno, em função dos critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral: Fortaleza e Caucaia. Nas eleições de 2016, houve segundo turno nas duas cidades.

De acordo com a nova legislação, o Congresso poderá fixar novas datas em cidades com muitos casos da Covid 19, a pedido da Justiça Eleitoral, mas as eleições não poderão ultrapassar a data limite de 27 de dezembro para assegurar que não haverá prorrogação dos atuais mandatos. A data da posse permanecerá a mesma: 1º de janeiro de 2021. A Emenda também adia todas as etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita.

Pontos aprovados

As regras foram negociadas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, desde o início da pandemia, discutiu o adiamento das eleições para evitar aglomerações e garantir o processo democrático. A Emenda Constitucional é resultado da PEC 18/20, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que foi votada em duas semanas pelas duas casas.

A PEC 18/20 contém outros pontos importantes. Os principais são: os prazos de desincompatibilização vencidos não serão reabertos; outros prazos eleitorais que não tenham transcorrido na data da promulgação da PEC deverão ser ajustados pelo TSE considerando-se a nova data das eleições; os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional.

Também de acordo com a nova lei, a prefeitura e outros órgãos públicos municipais poderão realizar, no segundo semestre deste ano, propagandas institucionais relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, resguardada a possibilidade de apuração de eventual conduta abusiva, nos termos da legislação eleitoral.

Da Agência Câmara de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

Avalie este item
(3 votos)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), abriu, nesta quinta-feira (02/07), a sessão realizada via Sistema de Deliberação Remota (SDR), informando que espera apresentar para apreciação dos parlamentares, até próxima segunda-feira (06/07), o plano de retorno gradual das atividades da Casa. A possibilidade apontada é para a última fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades estabelecido pelo Governo do Estado, como sugerido anteriormente por deputados.

O parlamentar explicou que, nesta semana, estão sendo aplicados testes para detecção da Covid-19 em parlamentares e servidores - principalmente aqueles que mantêm contato direto com regiões do Estado, onde há grande incidência de contágio. Segundo ele, o plano em fase de elaboração será completo a partir dos resultados das testagens.

“O mais importante, no momento, é garantirmos a segurança de todos, deputados, assessores, e demais servidores, para não corrermos riscos de transmissão involuntária. De segunda-feira até ontem (01/07), foram realizados mais de 300 testes e acredito que atingiremos a marca dos 500 testes realizados até o fim do dia de hoje”, adiantou.

José Sarto informou que tem acompanhado ainda o rito desenvolvido das  assembleias legislativas de outros estados, com atualização das informações semanais, e que se reuniu, na última semana, com os epidemiologistas do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, e que várias regiões estão em níveis diferentes da pandemia. “O plano de retorno está sendo formulado a partir dessas trocas de informação, fruto desses encontros, e temos várias nuances a considerar”, salientou.

O deputado observou, por exemplo, que pessoas de grupo de risco ou cujos testes deram resultado positivo para a presença do vírus no organismo não retomarão para atividades presenciais, permanecendo em trabalho remoto.“Algumas funcionários da AL testados foram positivados, outros precisam, por motivo de trabalho, estar em viagens frequentes a municípios do Interior, onde pode haver alta disseminação. Sabemos que o vírus muda, se adapta constantemente, então temos muito a considerar antes de finalizar esse plano, mas até segunda-feira ele deverá ser concluído”, afirmou.

 

Da Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 85.99147.6829

 

Página 1 de 79

Temos 513 visitantes e 2 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500