Fortaleza, Terça-feira, 29 Novembro 2022
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Dicas de Saúde

Dicas de Saúde (70)

Comunicação Social

Dicas de Saúde

Avalie este item
(1 Voto)
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará prossegue até o dia 10 de junho com a campanha de prevenção a cefaleia, com o objetivo de chamar a atenção da população a respeito das dores de cabeça. A cefaleia está entre as doenças que mais incapacitam as pessoas de realizar suas atividades diárias e, apenas no Brasil, atinge cerca de 140 milhões de habitantes. A nutricionista do DSAS, Bruna Campos, ressalta que a doença pode acometer qualquer faixa etária, podendo vir acompanhada de sintomas, a exemplo de náuseas,enjoos e sensibilidade à luz. Conforme destaca,uma alimentação equilibrada é aliada na prevenção e tratamento da cefaleia.“O estresse e a falta de sono podem ocasionar essas dores, mas…
Segunda, 30 Maio 2022 13:39

DSAS traz orientações sobre a cefaleia

Avalie este item
(2 votos)
A cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”. Ela pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca. O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) traz orientações para cuidados em relação à doença. O orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, Egerton Teles, aponta um levantamento da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia segundo o qual 52% da população mundial, pelo menos uma vez ao ano, sofrerá de cefaleia. ''A cefaleia deve ser investigada. Suas causas podem ser tensão muscular, elevação de pressão arterial ou até mesmo…
Avalie este item
(2 votos)
O Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social e dedicado a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis, é comemorado anualmente em 15 de maio, data que transcorre neste domingo. Em virtude da data, a orientadora da Célula do Serviço Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, Edinira Borges, parabeniza a todos os profissionais da área. No quadro "Dicas de Saúde" desta semana, ela ressalta que durante a pandemia da Covid-19, o Serviço Social ocupou uma posição de destaque na linha de frente do combate ao Coronavírus, garantindo aos familiares que não têm direito à visita ou acompanhante o acesso à informação. ''O…
Avalie este item
(1 Voto)
A Psicopedagogia , campo do conhecimento que foca em identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo, provocados por dificuldades na assimilação de conteúdos, é uma das especialidades ofertadas pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará. Conforme explica a orientadora da Célula de Psicopedagogia, Lídia Lourinho, a Célula tem como objetivo auxiliar o sujeito a lidar com suas dificuldades de aprendizagem e a compreender seu processo de aquisição do conhecimento, descobrindo e reconhecendo suas capacidades e potencialidades. A Célula também procura oferecer suporte para o resgate da autoestima e a motivação para aprender. ''Os profissionais da Célula de Psicopedagogia atuam na identificação, intervenção e prevenção a dificuldades e transtornos no processo de aprendizagem, usando técnicas…
Avalie este item
(2 votos)
Dando continuidade as dicas de saúde, no que se refere à alimentação e cuidados com o organismo, principalmente nesta época de pandemia do Covid-19 e surtos gripais, a nutricionista Bruna Campos, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), faz um alerta aos servidores da Casa para ficarem atentos à questão da alimentação saudável. Ela lembra que o sistema imunológico deve ser cuidado todos os dias: “devemos iniciar esse processo com o cuidar do nosso intestino, diminuindo gorduras , açúcares e alimentos industrializados para fortalecer nosso sistema imunológico”, esclarece. O sistema imunológico é o sistema responsável pela defesa do organismo e a escolha dos alimentos favorece o nosso sistema imunológico, que protege nosso organismo…
Avalie este item
(1 Voto)
A pandemia do novo Coronavírus afetou a saúde mental da população brasileira. O cenário de medo e incerteza quanto ao futuro favoreceu o aumento do sofrimento psicológico e casos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e síndrome do pânico. Desde março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia, o serviço de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará apostou na tecnologia para continuar atendendo aos seus pacientes, bem como a uma nova demanda que emergiu em decorrência do cenário de isolamento social. Conforme Greyce Guimarães, psicóloga do DSAS, a equipe do setor iniciou desde então o atendimento psicológico online, uma modalidade de atendimento regulamentado pelo Conselho Federal de…
Avalie este item
(3 votos)
Após a campanha de saúde Outubro Rosa, voltada para a prevenção de câncer de mama, e a Novembro Azul, concluída recentemente, para prevenir o câncer de próstata, é importante também ter cuidado com a saúde mental. Os transtornos, de acordo com o médico Túlio Osterne, chefe da Célula Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, estão sendo acentuados pelo modo de vida imposto através da pandemia de Coronavírus. De acordo com o médico, é possível prevenir os transtornos da saúde mental, decorrente dos isolamentos sociais, quarentenas, solidão e medo de contrair a enfermidade. Ele esclarece que a pandemia foi elemento determinante do aumento significativo dos transtornos mentais, refletidos em transtorno do sono, dificuldade…
Avalie este item
(2 votos)
A maioria dos homens em geral procura o médico quando as doenças chegam. Agir assim é um erro, pois recomenda-se visitar o médico ao menos uma vez por ano como procedimento fundamental para manter a saúde em dia. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Desse total, metade só fez isso quando as doenças chegaram em estágio avançado. É algo com que se preocupar com relação à saúde do homem. No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, o médico Célio Vidal, cardiologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, alerta…
Avalie este item
(2 votos)
Com a elevação da temperatura ambiente, se faz necessária uma adaptação dos hábitos alimentares para a preservação da saúde. As pessoas precisam ter cuidado com o que consumir em dias quentes. A nutricionista Gisele Pacheco, chefe da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, orienta que se beba bastante água nestes dias, para manter o corpo hidratado. “Nós perdemos muito líquido através da transpiração. Exagere na água de coco, suco de fruta, água e chás”, defende. Gisele Pacheco recomenda que sejam evitados refrigerantes, bebidas industrializadas e o consumo de álcool. “Bebidas alcóolicas, por si só, já desidratam”, aponta. Outro fator importante é a atenção nas refeições. A nutricionista recomenda uma dieta…
Avalie este item
(1 Voto)
O isolamento social para evitar o contágio de Covid-19 e, consequentemente, proteger a saúde pessoal e da sociedade, não implica necessariamente em sedentarismo. Sempre há alternativas para exercícios que também contribuem para o bem estar social. A fisioterapeuta Maria Rosilene Aragão, do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, oferece algumas dicas de como se exercitar e manter saudável o corpo e mente. Para além das atividades domésticas, que exigem uma certa disposição física ao realizá-las, Rosilene Aragão orienta todos a sair do sofá, colocar uma música animada, e dançar. Esta movimentação é importante para a saúde física e mental. Acompanhe, abaixo, no vídeo, outras dicas de como enfrentar a pandemia sem sair de casa, mantendo-se ativo e…
InícioAnt12345PróximoFim
Página 1 de 5

Temos 1016 visitantes e 9 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

EVENTOS / DESTAQUES

QR Code

Portal do Servidor - Dicas de Saúde - QR Code Friendly



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500