Fortaleza, Sábado, 29 Fevereiro 2020
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Dicas de Saúde

Dicas de Saúde (33)

Comunicação Social

Dicas de Saúde

Avalie este item
(1 Voto)
Alergias são um conjunto de reações causadas por hipersensibilidade do sistema imunitário a agentes que geralmente causam pouco ou nenhum problema na maioria das pessoas. Estas doenças incluem rinite alérgica. É comum uma pessoa sensível apresentar sinais como espirros, tosses, nariz obstruído, coriza ou prurido nasal, além de olhos lacrimejantes. Mas há meios que facilitam a prevenção. A médica pediatra Mônica Teixeira traz hoje algumas orientações que podem reduzir os impactos dos alergogênios nas pessoas. Acompanhe a nossa dica de hoje no vídeo abaixo.
Avalie este item
(1 Voto)
Sentimentos tóxicos devem ser eliminados da nossa vida. A dica é de Geene Diógenes, gerontóloga e fisioterapeuta ocupacional da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. “Raiva, angústia, mágoa e falta de perdão são os principais sentimentos tóxicos que adoecem a alma. Quando não sabemos perdoar cada vez que nos lembramos do que houve, do que nos desagradou os sentimentos voltam e nos causam mal destruindo a nossa saúde física, mental e espiritual”,afirma. Geene declara que é possível eliminar esses sentimentos de uma forma clara e precisa. “O que ganhamos com a falta de perdão? a mágoa, raiva, ansiedade, depressão, lapsos de memória e esses sentimentos não somam nada a sua vida, aumenta o cortisol que é o hormônio que mais…
Avalie este item
(2 votos)
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Paulo Brito, pneumologista do Departamento de Saúde e Assistência Social Social da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS), alerta que o homem com histórico de câncer na família necessita realizar o exame de toque a partir dos 40 anos, enquanto os demais devem fazê-lo a partir dos 45 anos. ''Quando se fala…
Avalie este item
(2 votos)
Até o fim de 2018, aproximadamente, 68.220 homens foram diagnosticados com câncer de próstata ao longo do ano. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Para prevenir novos casos desse tumor e também fazer um diagnóstico precoce, garantindo um tratamento de qualidade, foi criada a campanha Novembro Azul. Desta forma, é importante que os homens façam o exame. Esta é a mensagem que o médico oncologista e deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) nos traz nesta sexta-feira (08/11). Ele chama a atenção de todos os servidores do sexo masculino, e da população, principalmente para os que já têm mais de 40 anos de idade, que façam o exame de…
Avalie este item
(3 votos)
O câncer de mama, depois do de pele, é o tipo mais comum Brasil, e, se não tratado devidamente, pode levar à morte. São 59.700 novos casos a cada ano no país, cerca de 56 incidências em cada 100 mil mulheres, de acordo com a chefe do Serviço de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Maria Odete Marçal Sampaio. Ela aponta com os principais fatores de risco para o surgimento do câncer, dentre os quais obesidade, sedentarismo, alcoolismo e exposição frequente às radiações ionizantes (raios-X), primeira gestação após os 30 anos e histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, principalmente em parentes com menos de 50 anos. Odete Sampaio dá…
Avalie este item
(2 votos)
No Dia do Dentista, celebrado oficialmente nesta sexta-feira (25/10), o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Luís Edson Corrêa, parabeniza a todos os profissionais responsáveis pelo sorriso e a saúde bucal da população. ''Quero parabenizar essa categoria e em especial, os nossos dentistas do DSAS, que, com dedicação, ética e compromisso realizam um brilhante trabalho não apenas para os servidores da Casa, mas para toda a comunidade do entorno. Parabéns e muito obrigada a todos'', destaca. O DSAS é vinculado à Diretoria Adjunta Operacional (DAO) e tem a missão de prestar serviços de assistência de saúde aos parlamentares, servidores e seus dependentes, assim como à demanda espontânea de comunidades localizadas próximas ao…
Avalie este item
(1 Voto)
 O Dia do Médico é celebrado nesta sexta-feira(18/10).A data homenageia os profissionais que cuidam do nosso maior patrimônio:a saúde.O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa(DSAS),tem profissionais qualificados que prestam assistência para os servidores,parlamentares e a comunidade em geral. O chefe do serviço médico do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa,doutor Túlio Osterne prestou homenagem aos colegas que trabalham incansavelmente no intuito de promover a qualidade de vida da população cearense.''Parabenizo os profissionais pelo dia do médico.Desejo que sigam nessa árdua tarefa que envolve diagnósticos,tratamentos,atualizações e acima de tudo,acolhimento'', afirmou. Comprometimento e responsabilidade com a vida são palavras-chave da profissão de médico bem como a necessidade de investimento e aperfeiçoamento constante da área de…
Avalie este item
(3 votos)
Dentro da programação do Outubro Rosa, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Ceará, apresentamos nesta sexta-feira (11/10) dicas de saúde para as servidoras da Casa em relação à prevenção do câncer de mama. O Serviço de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia (DSAS) atende às mulheres mastectomizadas antes da cirurgia e também no pós-operatório, com um trabalho voltado para a reabilitação. Isabel de Souza Cortês Dias de Oliveira, fisioterapeuta do DSAS, trabalha diretamente com essas mulheres e reforça que é preciso fazer o autoexame da mama, bem como procurar o médico e realizar os exames de rotina. “Procuramos sempre alertar as mulheres para a prevenção e nosso trabalho aqui é reabilitá-las para uma nova vida pós-doença”, defende…
Avalie este item
(2 votos)
Estamos iniciando o Outubro Rosa, mês direcionado à conscientização da importância da detecção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS) divulgará ao longo do mês dicas relacionadas a este assunto. O câncer de mama é um dos três tipos de câncer com maior incidência em todo o mundo. Em 2018, Fortaleza teve uma média estimada de 100,36 casos de câncer de mama a cada 100 mil mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo Greyce Gondim Guimarães, psicóloga do DSAS, quanto mais precoce for a descoberta, menores serão os impactos psicossociais e dos tratamentos e maior será a possibilidade de cura. A…
Avalie este item
(1 Voto)
O quadro Dicas de Saúde desta semana é dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, criada em 2015 em todo o Brasil. Durante esse mês, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma programação intensa de palestras, mesas redondas e panfletagem para conscientizar a população sobre o tema. Sandra Mara Nunes Dourado, psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia, alerta que a depressão é uma doença silenciosa que pode levar ao suicídio. Os sintomas da doença podem variar desde o grau leve ao grave. Independente da intensidade, é preciso procurar ajuda médica para iniciar um tratamento específico para cada caso. ''O sujeito sofre com a dor de existir e esse sofrimento pode ser minimizado com…
InícioAnt123PróximoFim
Página 1 de 3

Temos 442 visitantes e 11 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500