Fortaleza, Quarta-feira, 25 Novembro 2020
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Dicas de Saúde

Dicas de Saúde (64)

Comunicação Social

Dicas de Saúde

Avalie este item
(2 votos)
A maioria dos homens em geral procura o médico quando as doenças chegam. Agir assim é um erro, pois recomenda-se visitar o médico ao menos uma vez por ano como procedimento fundamental para manter a saúde em dia. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Desse total, metade só fez isso quando as doenças chegaram em estágio avançado. É algo com que se preocupar com relação à saúde do homem. No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, o médico Célio Vidal, cardiologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, alerta…
Avalie este item
(0 votos)
Com a elevação da temperatura ambiente, se faz necessária uma adaptação dos hábitos alimentares para a preservação da saúde. As pessoas precisam ter cuidado com o que consumir em dias quentes. A nutricionista Gisele Pacheco, chefe da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, orienta que se beba bastante água nestes dias, para manter o corpo hidratado. “Nós perdemos muito líquido através da transpiração. Exagere na água de coco, suco de fruta, água e chás”, defende. Gisele Pacheco recomenda que sejam evitados refrigerantes, bebidas industrializadas e o consumo de álcool. “Bebidas alcóolicas, por si só, já desidratam”, aponta. Outro fator importante é a atenção nas refeições. A nutricionista recomenda uma dieta…
Avalie este item
(1 Voto)
O isolamento social para evitar o contágio de Covid-19 e, consequentemente, proteger a saúde pessoal e da sociedade, não implica necessariamente em sedentarismo. Sempre há alternativas para exercícios que também contribuem para o bem estar social. A fisioterapeuta Maria Rosilene Aragão, do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, oferece algumas dicas de como se exercitar e manter saudável o corpo e mente. Para além das atividades domésticas, que exigem uma certa disposição física ao realizá-las, Rosilene Aragão orienta todos a sair do sofá, colocar uma música animada, e dançar. Esta movimentação é importante para a saúde física e mental. Acompanhe, abaixo, no vídeo, outras dicas de como enfrentar a pandemia sem sair de casa, mantendo-se ativo e…
Avalie este item
(1 Voto)
A prevenção do câncer pode vir também pelos cuidados com a alimentação. A nutricionista oncológica Ana Paula Gonçalves traz, nas dicas de saúde desta sexta-feira (09/10) algumas orientações de como cuidar da saúde. Ela lembra que o Outubro Rosa desperta, principalmente para a prevenção do câncer de mama. De acordo com a profissional, o câncer de mama pode ser desencadeado até mesmo pelo sedentarismo, com a elevação excessiva do peso corporal provocado pela falta de exercícios físicos. Também indica a ingestão saudável de frutas, legumes, verduras e vegetais folhosos.Outros hábitos recomendáveis, segundo Ana Paula Gonçalves, são evitar consumo de fumo, exercer um controle sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, e também de bebidas que sejam açucaradas. Acompanhe, abaixo, o vídeo…
Avalie este item
(0 votos)
A campanha Outubro Rosa é realizada ao longo deste mês com o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O tipo de câncer mais comum entre as mulheres registra, anualmente, 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Você sabia que alguns hábitos podem ajudar na prevenção da doença? É o que destaca a chefe da célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Gisele Pacheco. Ela aponta que seguir uma rotina saudável, associada a uma alimentação equilibrada, pode reduzir o risco de desenvolver a doença. O Outubro Rosa é um mês de alerta as mulheres para a prevenção…
Avalie este item
(3 votos)
De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), por meio de levantamento divulgado em agosto deste ano, o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, caracterizada pelo alto nível de estresse, no mundo. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil também é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem com ansiedade e o quinto em casos de depressão. A psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Maiara Rios, aponta a necessidade de medidas a serem adotadas para que as pessoas consigam lidar com estresse. "O primeiro passo é acolher aquilo que a que está nos incomodando,…
Avalie este item
(2 votos)
O sofrimento psíquico levou 306 cearenses a cometer suicídio, entre janeiro e julho de 2020, conforme os dados da plataforma Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Apesar do índice ser menor em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 348 casos, o Ceará é o estado com maior número de registros de suicídio no Norte e Nordeste e ocupa o quinto lugar no país. Para mudar essa realidade, a psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), Grayce Leitão, defende a importância das ações pensadas e discutidas no Setembro Amarelo e espera que elas sirvam como pontapé inicial para que o tema seja discutido no decorrer do ano, gerando ações concretas. O…
Avalie este item
(3 votos)
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês, que transcorre nesta quinta-feira, é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, segundo informam as entidades. Dados da ABP e do CFM apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Também de acordo com a Associação e o Conselho, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a…
Avalie este item
(5 votos)
Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) são contundentes: em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicidou no mundo. Eles apontam ainda que mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. Em todo o Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram cometidos por homens. Realizada anualmente, a campanha Setembro Amarelo busca desenvolver ações de prevenção ao suicídio, buscando reduzir os casos. Oficialmente, desde 2014, setembro é o mês em que se desenvolve a campanha. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por muito tempo o suicídio foi considerado um grande pecado, devido a crenças religiosas, morais ou culturais. Essa situação pode…
Avalie este item
(3 votos)
A atual taxa de transmissão do novo Coronavírus no Ceará é a menor já registrada desde o início da pandemia. Segundos dados disponibilizados por meio da plataforma IntegraSUS, o número de reprodução efetiva de casos (RT) no Estado é de 0,64. Apesar da queda nos números, a população deve continuar seguindo as medidas necessárias para prevenir o contágio da Covid-19. Além de manter o distanciamento, usar álcool em gel e utilizar a máscara, uma preocupação diz respeito à alimentação fora de casa em tempos de pandemia. Com o retorno das atividades presenciais em algumas empresas, a nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Mariana Theóphilo, frisa que muitas pessoas estão retomando sua rotina…
InícioAnt12345PróximoFim
Página 1 de 5

Temos 454 visitantes e Nenhum membro online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500