Fortaleza, Segunda-feira, 16 Maio 2022
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
SALOMAO DE CASTRO E SILVA MOURA BRASIL FILHO

SALOMAO DE CASTRO E SILVA MOURA BRASIL FILHO

A orientadora da Célula das Comissões Técnicas Permanentes da Assembleia da Assembleia Legislativa do Ceará, Rejane Assumpção Auto, ministrou, nesta terça-feira (07/12), treinamento para os servidores que integram o corpo técnico das comissões sobre o Regimento Interno da Casa e o uso do Sistema VDOC no processo legislativo. A iniciativa, que integra programação de ações formativas da Diretoria Legislativa da Casa, foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas.

Na abertura do evento, o diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, destacou que o treinamento faz parte da capacitação contínua dos servidores que atuam nas comissões técnicas. "Este é um trabalho finalístico da Assembleia Legislativa, pois tudo que é entregue ao Plenário da Casa passa pelas comissões. O Regimento Interno dever ser a Bíblia de todos", explicou o diretor.

Fabrício Machado assinalou que a capacitação é sempre um processo em evolução, notadamente porque o Regimento Interno está sendo revisto e aperfeiçoado pela Assembleia, mas ainda sem data prevista para ser aprovado em plenário.

"A apropriação deste conhecimento que está acontecendo durante o treinamento vai assegurar uma maior eficácia e eficiência do serviço, em benefício da própria sociedade", acentuou. Ele revelou ainda que o Sistema VDOC será substituído pelo Interlegis, em um futuro próximo, e todos os servidores terão a oportunidade de contribuir para o aperfeiçoamento do novo sistema.

Adaptação à nova realidade profissional

Rejane Auto lembrou grande parte dos servidores da Assembleia se mantiveram em trabalho remoto, e apenas dois servidores de cada comissão estavam se alternando na atividade presencial. Assim, ela considerou necessário fazer o treinamento, haja vista que houve também renovação de pessoal.  "Nós fomos demandados por alguns servidores por este treinamento, para que o retorno à rotina seja feito da melhor forma possível", defendeu.

O treinamento, segundo a orientadora, tem também o caráter de reciclagem do conhecimento necessário ao bom desempenho das funções das comissões. "Quando a pessoa aprende a partir dos estudos do processo legislativo, tudo se torna claro. Assim como também se torna mais fácil de se usar o VDOC, que é o sistema virtual das proposições na Casa", asseverou.   

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

O projeto “Ei, mulher!”, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará irá debater em encontro virtual nesta sexta-feira (20/05), às 11 horas, o tema “Homofobia – legislação e orientações jurídicas”.

A live será realizada pelo Instagram da Procuradoria e irá esclarecer dúvidas da população LGBTQIA+ sobre a quem recorrer, como funciona a ação e as penalidades caso sejam vítimas de crime de homofobia.

O debate virtual terá participação da advogada Natasha Assumpção, integrante da equipe da Procuradoria Especial da Mulher da AL, e como convidadas a advogada Ivna Costa, secretária geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE, com ênfase em Direito das Famílias, Sucessões e LGBTQIA+; e Dediane Souza, presidenta do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT e coordenadora da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza.

O projeto “Ei, mulher” vem realizando eventos virtuais com foco em questões jurídicas que envolvem os direitos das mulheres e prevê a participação de profissionais especialistas em diversas temáticas. Os debates acontecem todas as sextas-feiras, de 11 horas ao meio-dia, no perfil da Procuradoria Especial da Mulher no Instagram.

A Procuradoria já realizou cinco lives do projeto “Ei, mulher”, debatendo os temas stalkingguarda compartilhada e medida; relação de emprego das empregadas domésticas em tempo de pandemiadireitos da maternidade e sobre as diferenças entre casamento, união estável e regime de bens.

Da Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

A Assembleia Legislativa do Ceará começa a receber, nesta segunda-feira (22/03), doações de cestas básica e produtos de higiene para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa do presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), envolve articulação com os demais parlamentares iniciada no fim de semana. Segundo ele, outras instituições serão acionadas a contribuir nessa conexão do bem.

O parlamentar argumenta que, com a crise econômica e social, ocasionada pela pandemia da Covid-19 e acentuada pela necessidade de isolamento social rígido, muitas famílias estão precisando de ajuda para se manter e se alimentar. “Em contrapartida, há muitos cearenses querendo ajudar e não sabem como”, observa.

O deputado destaca que população poderá colaborar enviando doações à Assembleia Legislativa, especificamente para a entrada do Edifício Senador César Cals, sede do Legislativo cearense, que fica na rua Barbosa de Freitas, nº 2674, no bairro Dionísio Torres. Para evitar deslocamentos até o local, o presidente Evandro Leitão sugere que as compras sejam feitas de forma on-line e a entrega direcionada para a portaria do prédio.

“Estamos passando por um momento muito difícil. Além de ações concretas que temos realizado no Parlamento e junto ao Comitê de Estadual de Enfrentamento à Covid-19, precisamos acionar também o sentimento de solidariedade ao próximo. Aqueles que desejarem participar doando alimentos não perecíveis ou kits de higiene podem enviar suas doações para a Assembleia Legislativa para que possamos realizar a distribuição. Toda ajuda será muito bem-vinda”, afirma Evandro Leitão.

O presidente reitera que a ação ajudará muitos cearenses afetados pela necessidade de isolamento social, uma medida dura, mas necessária para que a Covid-19 não faça mais vítimas no Ceará.

Da Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), informou, na Sessão Deliberativa Remota (SDR) desta terça-feira (16/03), que ainda que, a partir de segunda-feira (22/03), será disponibilizado canal telefônico para a implantação piloto do serviço de Telessaúde, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Segundo ele, será um número específico em que servidores poderão ligar para tirar dúvidas, buscar orientações e possíveis atendimentos nas áreas de psicologia, nutrição, psiquiatria e práticas sistêmicas integrativas.

A profissional do serviço social do DSAS, Dra. Ednira Borges, será a responsável pelo contato, acolhimento, triagem e encaminhamento aos serviços especificados. “Vale ressaltar que já é possível solicitar atendimento em psicologia e nutrição no departamento desde março de 2020, quando iniciou a pandemia no Brasil. À medida que as atividades forem sendo retomadas, os demais serviços do DSAS serão incluídos no Telessaúde”, acrescentou. São eles: fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura, fonoaudiologia, odontologia, clínica médica, enfermagem, assistência social e análises clínicas.

Evandro Leitão prestou solidariedade aos familiares e desejou melhoras aos servidores Edmilson Felipe de Sousa, Rosali Paixão e Cosme Neto. “Esses servidores foram acometidos pela Covid-19, estão em estado grave, em leitos de UTI, então deixamos aqui nossas orações e desejo por melhora, para que possam voltar ao convívio dos seus o mais rápido possível”, disse.

Aquisição de vacinas

O presidente Evandro Leitão abriu a sessão desta terça-feira, com o anúncio de que a Casa deverá aprovar projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que garante a aquisição de vacinas para o Ceará. “Trata-se de uma matéria de extrema importância, fundamental para garantir uma maior quantidade de vacinas para o Ceará e reforçar a campanha nacional de imunização”, afirmou.

O projeto 33/21 autoriza o Estado a realizar a operação contratual para a aquisição de forma direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V. O presidente considerou que essa talvez seja a medida mais importante tomada até então. “Só a vacina vai ser capaz de trazer de volta à normalidade a vida social e as atividades econômicas.”

Evandro Leitão ressaltou as 584.643 doses já aplicadas em todo o Ceará até 15 de março, e lamentou as 279.286 vidas perdidas para a Covid-19 em todo o Brasil, e entre elas, 12.355 cearenses.

“Quero lembrar que todos os esforços até aqui vêm da união de governadores e prefeitos de todo o Brasil para chegarmos a um objetivo comum que é a imunização da população. Espero também que, com a chegada do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no momento mais crítico da pandemia, possamos trabalhar em conjunto em todas as instâncias”, frisou.

O parlamentar destacou ainda a leitura do projeto de lei 32/21, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado, diante do contexto social e econômico ocasionado pela Covid-19, a proceder ao pagamento de débitos referentes a contas de energia em benefício de estabelecimentos do setor para alimentação fora do lar. “Mais uma medida que se alinha a outras, já aprovadas por esta Casa, no sentido de minimizar os impactos econômicos da pandemia nos trabalhadores”, explicou.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829

A fibromialgia, síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo, ganha atenção especial com a campanha Fevereiro Roxo, cujo intuito é reforçar a importância do diagnóstico precoce para oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. Com o lema “Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto”  a  campanha criada em 2014, em Uberlândia (MG), conscientiza a população com informações referentes a sintomas e tratamentos disponíveis.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia atinge cerca de 3% da população brasileira, com maior incidência entre o público feminino na faixa etária de 30 a 50 anos de idade. A fisioterapeuta do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Rosilene Aragão, afirma que embora as causas da doença sejam desconhecidas, os sintomas são típicos, ''como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço, podendo também haver  distúrbios do humor como ansiedade, depressão e queixas de alterações na concentração e  memória'', destaca.

A profissional orienta aos pacientes acometidos que procurem um médico especialista, podendo ser neurologista ou reumatologista, a fim de confirmar o  diagnóstico da doença e assim iniciar o tratamento para aliviar as dores.

Como é feito o tratamento

Conforme Rosilene Aragão, o tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares, sendo a fisioterapia apontada como grande aliada não apenas  para controle da dor, como  também no aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente.

''A fisioterapia atua primeiro com medidas analgésicas aliviando as dores   por meio de correntes eletroanalgesias como a TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), considerada um recurso valioso para o alívio da dor e as correntes interferenciais de média frequência que produzem  baixa impedância para a pele, permitindo uma penetração mais profunda no tecido, sendo assim considerada eficaz para reduzir imediatamente a dor. Aliado a essas técnicas, usamos medidas com calor incluindo compressas mornas  para melhorar a dor  muscular e o infravermelho",esclarece.

O trabalho da fisioterapia também inclui exercícios de alongamento e  fortalecimento muscular, respeitando o limite da dor do paciente . ''Também é indicado  hidroterapia  que atua no  condicionamento geral, alongamento e fortalecimento de grupos musculares específicos, caminhadas e pilates. O  exercício pode melhorar a disposição, o sono, auxiliar as respostas ao estresse. Há várias atividades que podem aliviar as dores e proporcionar bem-estar'', afirma Rosilene Aragão.

Fevereiro Roxo

Além da fibromialgia, o Fevereiro  Roxo também amplia o alerta para  o Alzheimer, que provoca perda da capacidade cognitiva, da memória e demência, e  Lúpus, doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele e  articulações. 

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Página 1 de 13

Temos 95 visitantes e 2 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500