Fortaleza, Sexta-feira, 21 Janeiro 2022
Quinta, 28 Novembro 2019 08:12

Grupo Pavilhão da Magnólia apresenta peça "Maquinista" no Cineteatro São Luiz

Grupo Pavilhão da Magnólia faz apresentação única no Cineteatro São Luiz Grupo Pavilhão da Magnólia faz apresentação única no Cineteatro São Luiz Foto: Divulgação

Baseado em uma história real, “Maquinista” é sobre a incrível faceta de um “ator” que entrou para o bando de Lampião após enganar toda uma cidade. O espetáculo é encenado pelo Grupo Pavilhão da Magnólia e ocorre nesta sexta-feira (29/11), às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Os ingressos já estão à venda por R$20 e R$10 e tem limitação de 70 lugares, por ocorrer em formato intimista onde artistas e público são acomodados sobre o palco.

Antônio Maquinista, tipo presepeiro, inteligente e bem-parecido, que com boa leitura e não pior escrita, dispôs-se a promover, em meados de 1926, um espetáculo de teatro na cidade de Floresta, Pernambuco. Mas, após recolher o dinheiro dos ingressos e arrecadar por empréstimo um sem-número de cobertas a serem improvisadas em cortinas, desapareceu na hora da abertura do espetáculo com tudo o que se achava em seu poder.

Foi jurado de morte pela rapaziada fogosa da terra, afrontada com o ridículo em que envolveram indiretamente as suas famílias, e é com pouca surpresa que dias depois estoura a notícia do alistamento do ator velhaco no bando de Lampião, onde aliás não viria a pôr freio ao seu espírito criativo.

Grupo Pavilhão da Magnólia

Fundado em 2005, em Fortaleza, Ceará, o grupo Pavilhão da Magnólia vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem que realiza articulações com diversas possibilidades cênicas que as artes podem proporcionar. Com produções para o palco, rua e para o público infanto-juvenil, o Pavilhão possui em sua trajetória espetáculos como: “A Revolta das Coisas (2005)”, “O Pássaro Azul (2008)”, Pétalas (2009), “Festa” (2012), entre outros.

O grupo já realizou uma Residência Artística (2012 a 2015) no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno da Universidade Federal do Ceará; O projeto Centro em Cartaz (2014 a 2015) no Teatro Carlos Câmara em parceria com a Secretaria da Cultura do estado do Ceará; Três edições (2013-2104-2105) do Encontro de Realizadores de Teatro Infantil do Ceará; É também Co-realizador do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará - FNTR e da décima edição do Festival de Teatro de Fortaleza (2014).

Assim o grupo realiza e produz espetáculos, festivais, mostras, e projetos para além de suas próprias produções interagindo desta maneira, socialmente e culturalmente com a sua cidade.

Curta Mais Teatro

Faixa de programação que tem como objetivo a formação de público para o segmento das artes cênicas e a valorização do fazer teatral. Atua na perspectiva de apresentações de espetáculos de teatro e musicais de alta qualidade artística e técnica.

A programação potencializa a aproximação do público com a linguagem teatral, privilegiando projetos que tenham cunho de experimentação e pesquisa, produzidos por artistas cearenses e nacionais.