Fortaleza, Terça-feira, 28 Junho 2022
Quinta, 27 Janeiro 2022 12:27

A Tragédia de Macbeth é revisitada com Denzel Washington e Frances McDormand

(1 Voto)
A Tragédia de Macbeth é revisitada com Denzel Washington e Frances McDormand Foto: Divulgação

Qualquer migração das obras do autor inglês William Shakespeare para o cinema sempre gera curiosidade do público e da crítica. Com a nova versão de A tragédia de Macbeth, já disponível na plataforma TV+, da Apple, a expectativa se repete. O filme é uma produção americana dirigido e roteirizado por Joel Coen e baseado na peça homônima do autor britânico. Este é  o primeiro filme dirigido por um dos irmãos Coen isoladamente. A produção é protagonizada por Denzel Washington, Frances McDormand (que também produziu o filme), Bertie Carvel, Alex Hassell, Corey Hawkins, Harry Melling, Kathryn Hunter e Brendan Gleeson.

A Tragédia de Macbeth teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Nova York de 2021 em 24 de setembro de 2021. Teve um lançamento limitado nos cinemas em 25 de dezembro de 2021, pela A24,. O filme foi aclamado pela crítica por sua direção, fotografia e as performances de Washington, McDormand e Hunter.

A história inicia quando Macbeth e Banquo, tendo liderado o exército do rei Duncan à vitória sobre o traidor Thane de Cawdor, são abordados por três bruxas no campo de batalha. As bruxas saúdam Macbeth. Os seres que aparentam ser místicos proclamam que Macbeth será rei em breve e declararam que Banquo gerará uma linhagem de reis.

Macbeth fica alarmado depois que Duncan nomeia seu filho Malcolm como o príncipe de Cumberland, vendo a nomeação como um estorvo em seu caminho para o trono. Macbeth escreve para Lady Macbeth, informando-a das profecias. Quando Duncan decide passar uma noite no castelo de Macbeth, Lady Macbeth convence seu marido a cometer regicídio. Ela droga os servos do rei, e um hesitante Macbeth executa o assassinato.

No início da manhã seguinte, Macduff, o Thane of Fife, descobre o corpo, enquanto Macbeth mata os servos para encobrir as pistas de seu crime. Temendo por sua própria vida, o herdeiro de Duncan, Malcolm, foge para a Inglaterra, e Macbeth assume o trono como o novo rei. Inquieto com a profecia sobre Banquo, Macbeth organiza o assassinato dele e de seu filho Fleance. Os assassinos de Macbeth, acompanhados por Ross como o Terceiro Assassino, matam Banquo. Ross então persegue Fleance através de um campo.

Um Macbeth cada vez mais paranóico torna-se um tirano. Em um banquete real, ele alucina e começa a delirar com o fantasma de Banquo. Lady Macbeth dispensa os convidados antes de drogá-lo para acalmá-lo. Durante seu transe, Macbeth é novamente visitado pelas bruxas. Macbeth ordena que toda a família Macduff seja morta, mas o próprio Macduff sobrevive, tendo fugido para a Inglaterra.

Uma Lady Macbeth cheia de culpa começa a ter um sonambulismo e gradualmente desce à loucura. Ross visita secretamente a Inglaterra e informa Macduff sobre a morte de sua família. Um Macduff aflito jura vingança, enquanto Malcolm levanta um exército com a ajuda dos ingleses. As tropas cortam galhos de Birnam Wood, usando-os como camuflagem, e marcham para o castelo de Macbeth em Dunsinane, cumprindo uma das profecias. Lady Macbeth morre, mergulhando Macbeth em mais desespero. Ainda convencido de sua invencibilidade, ele acaba sendo desafiado por Macduff para um duelo. Macduff declara que não nasceu de uma mulher, mas sim "rasgado prematuramente". Macbeth inicialmente se recusa, mas acaba aceitando o desafio de Macduff. Macduff supera Macbeth e o decapita, cumprindo a profecia final. Malcolm é coroado o novo Rei da Escócia. Enquanto isso, Fleance é revelado estar vivo, e Ross o leva para longe da Escócia.

A escolha de Denzel Washington e de Frances McDormand, mulher do diretor e sua parceira no desenvolvimento do projeto, sugere um casal mais maduro, que o tempo não permite mais sonhar. Assim, seus atos ganham mais peso e urgência, sublinhando o desejo de deixar um legado.

Essa maturidade se reflete na interação de Denzel e Frances, que evocam à perfeição duas pessoas com décadas de familiaridade um com o outro, emprestando credibilidade às suas decisões. O esfarelamento de sua posição de poder, prevista na profecia que dispara a trama, ressalta a tragédia de quem não tem mais o tempo a seu favor para redimir-se de suas próprias decisões.

JS

Lido 89 vezes Última modificação em Quinta, 27 Janeiro 2022 12:33