Fortaleza, Sábado, 25 Junho 2022
Sexta, 26 Fevereiro 2021 11:30

Pacto pelo Saneamento cumpre nova etapa

Reunião virtual foi realizada nesta sexta-feira (26/02) Reunião virtual foi realizada nesta sexta-feira (26/02) Foto: Divulgação/ Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará dá continuidade ao Pacto pelo Saneamento Básico, com a elaboração do “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará”. Nesta sexta-feira (26/02), será realizada a primeira de cinco reuniões dos grupos de trabalho. Os eixos temáticos do Pacto são abastecimento de água e esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais urbanas, saneamento básico rural e educação ambiental para o saneamento.

Representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil com atuação no setor compõem os Grupos de Trabalho (GTs). Até o dia 10 de março irão acontecer as reuniões dos demais eixos, de forma virtual, pela plataforma zoom, como os eventos anteriores do pacto, desde o início das medidas sanitárias estabelecidas em decorrência da pandemia.

Cada GT organizou as contribuições dos participantes dos dez seminários regionais virtuais, realizados nos meses de setembro e outubro de 2020, que contaram com mais de 1.200 participantes das 12 bacias hidrográficas que compõem o estado do Ceará. Nos seminários foram apresentadas informações sobre a realidade de cada bacia, de acordo com os eixos em estudo e coletadas contribuições, sistematizadas pelos GTs e reunidas em um documento final, o Cenário Atual, organizado por cada eixo temático.

Temas em discussão

Nas reuniões que acontecerão até 10 de março, das quais participarão todas as instituições que compõem os grupos de trabalho (Educação Ambiental para o Saneamento Básico, no dia 26 de fevereiro; Gestão de Resíduos Sólidos, no dia 3 de março; Drenagem de Águas Pluviais Urbanas, no dia 4; Abastecimento e Esgotamento Sanitário, no dia 9; e Saneamento Básico Rural, no dia 10) será apresentada, discutida e colocada para aprovação.

Após a conclusão desta fase, o documento único, contemplando todos os Eixos Temáticos, passará por um processo de editoração e produção final, para distribuição de forma virtual e impresso, logo que for possível.

O “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará” será encaminhado aos gestores, parlamentares e técnicos das áreas afins, para que tenham conhecimento da realidade do setor no estado e, a partir daí, estabelecer estratégias para superar os desafios e assumir compromissos.

Da Assessoria do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL

Núcleo de Comunicação Interna da AL