Fortaleza, Sexta-feira, 21 Janeiro 2022
Quinta, 26 Novembro 2020 03:44

“Pacarrete”, pré-candidato ao Oscar 2021 pelo Brasil, chega aos cinemas de Fortaleza

Filme terá sessões no Cineteatro São Luiz e nos cinemas dos shoppings Iguatemi e RioMar Filme terá sessões no Cineteatro São Luiz e nos cinemas dos shoppings Iguatemi e RioMar Divulgação

O isolamento social ocorrido neste ano atrasou a estreia de diversos filmes consagrados pela crítica especializada. Um deles é “Pacarrete”, que chega hoje aos cinemas de Fortaleza. O longa de Allan Deberton foi exibido no Cineteatro São Luiz em 2019 durante o 29º “Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema” e entra em cartaz nesta semana com seis sessões no equipamento: nos dias 26, 27 e 28 de novembro, às 14 horas e 16h45min. “Pacarrete” traz a história de uma bailarina incomum e teve imagens gravadas no histórico Theatro José de Alencar – que, assim como o Cineteatro, é equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O filme também será exibido nos cinemas dos shoppings Iguatemi e RioMar.

Estrelado por Marcélia Cartaxo e filmado na cidade de Russas, interior do Ceará, “Pacarrete” foi um dos filmes mais elogiados e festejados pela crítica e pelo público, que teve a oportunidade de assisti-lo nos 39 festivais por onde já passou. O filme foi o grande premiado do 47º Festival de Cinema de Gramado, ganhador de 8 Kikitos - Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro. Desde então, já coleciona vinte e sete prêmios em festivais de todo o mundo e, com a definição de sua data de estreia (dia 26/11), é elegível e pretende concorrer a uma vaga no Oscar 2021, como filme representante do Brasil.

Primeiro longa-metragem de Allan Deberton, “Pacarrete” aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida” em francês. O filme é livremente inspirado na conterrânea do diretor e demorou 12 anos para ser realizado. Filmado na cidade-natal de Deberton, Russas (CE), o longa coloca na tela todas as suas lembranças da época, do lugar, “de quando ouvi falar dela pela primeira vez”, lembra o diretor.

Tornou-se um filme “movido por uma locomotiva de sensações”, ele explica. “Fico pensando nas inadequações e em como é triste ter que gritar para ser ouvido, para ser respeitado. Quem assiste ao filme sai modificado, eu tenho certeza, pensando em alguém não muito distante... Pode ser uma vizinha, uma tia, ou um senhor excêntrico. Pacarrete pode ser um estado de espírito. É quando a gente vive quem a gente é”, completa o diretor.

Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimentou desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mesmo sendo de uma cidade conservadora, onde mulher nasceu para casar e ter filhos. Mas é em Fortaleza que ela conseguiu estar no centro dos holofotes como bailarina clássica e se torna professora de balé. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal onde pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte: em vez de plateias de admiradores e aplausos, ela se defronta com o despeito daqueles que cruzam seu caminho - e a bailarina e professora de outrora se transforma na “louca da cidade”.

Serviço: Exibições do filme “Pacarrete” de Allan Deberton. Dias 26, 27 e 28 de novembro às 14 horas e 16h45min, no Cineteatro São Luiz. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) - à venda no site da Tudus (https://checkout.tudus.com.br/cineteatro-sao-luiz-pacarrete/selecione-seus-ingressos) e nas bilheterias do Cineteatro de quarta a sexta, das 12h30min às 16h45min, e aos sábados, das 9h30min às 16h45min.

SC, com informações do Cineteatro São Luiz

Núcleo de Comunicação Interna da AL