Fortaleza, Sábado, 25 Junho 2022
Quarta, 30 Setembro 2020 09:26

Seminário regional da Bacia Hidrográfica do Acaraú será nesta quinta-feira (01/10) Destaque

Seminário contempla bacia que abrange 28 municípios Seminário contempla bacia que abrange 28 municípios Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos/ AL

Estão abertas até esta quarta-feira (30/09) as inscrições para o Seminário Regional da Bacia do Acaraú, que acontece quinta-feira (01/10), às 14 horas, de forma virtual, pela plataforma Zoom. O link para a inscrição é https://urless.in/CEZfJ. Este será o quarto de nove eventos, em uma programação desta etapa do Pacto pelo Saneamento Básico, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

A Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú tem uma área de drenagem de 14.416 km², correspondente a 10% do território cearense. O rio Acaraú nasce na Serra das Matas. Seus principais afluentes encontram-se na margem direita: rios dos Macacos, Groaíras, Jacurutu e Sabonete. Já na margem esquerda o afluente de maior destaque é o rio Jaibara.

A Bacia Hidrográfica do rio Acaraú é composta por 28 municípios, apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 1.443.763.000 bilhão de m³, em um total de 14 açudes públicos, gerenciados pela Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh).

Municípios envolvidos

O cenário a ser discutido abrange os seguintes municípios: Acaraú, Alcântaras, Bela Cruz, Cariré, Catunda, Cruz, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Marco, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Sobral, Tamboril e Varjota.

Os nove seminários apresentarão a realidade das bacias ou sub-bacias hidrográfica do Salgado, Metropolitanas, Banabuiú, Acaraú, Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe. Estão sendo expostos e discutidos os desafios de cada região, organizados pelos eixos temáticos citados acima.

Saiba mais: Acompanhe nossas Mídias Sociais do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e do Pacto pelo Saneamento Básico da AL: Instagram (@conselhoaltosestudos) / Facebook (pacto pelo saneamento básico).

Da Assessoria do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, com Núcleo de Comunicação Interna

Núcleo de Comunicação Interna da AL

WhatsApp: 85.99147.6829