Fortaleza, Segunda-feira, 25 Outubro 2021
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Agenda Cultural

Agenda Cultural (204)

Comunicação Social

Agenda Cultural

Avalie este item
(2 votos)
O cineasta Denis Villeneuve leva às telas mais um projeto arrojado, o que é característica frequente em sua carreira. Após sua estreia no mundo da ficção científica com "A Chegada", há cinco anos - que concorreu aos Oscar de melhor filme e diretor, dentre outros -, e de "Blade Runner 2049", de 2017 (sequência do clássico de Ridley Scott, de 1982), o diretor canadense entrega um filme estonteante, deslumbrante mesmo, baseado na obra-prima do americano Frank Herbert. Com grande expectativa, o filme chega nesta quinta-feira (21/10), a diversos cinemas de Fortaleza, prometendo atrair cinéfilos às salas na retomada gradual das atividades nestes espaços. Escrito em 1965, "Duna" se tornou um clássico instantâneo do gênero, ajudando inclusive a fundar o movimento…
Avalie este item
(2 votos)
A pandemia da Covid-19 é pano de fundo da série "The Bite", disponível no streaming Apple+. A trama envolve duas protagonistas. Uma médica, de Nova Iorque (Estados Unidos), que realiza atendimentos em homeoffice, e sua vizinha, que faz performances por meio de plataforma da Internet. "The Bite" é um estranho exercício de nostalgia de um período do qual ninguém sente saudade. Ao mesmo tempo, trata com muito bom humor situações recentes e desagradáveis. Ao contrário da maioria das produções de quarentena, "The Bite" não é um reflexo dos primeiros dias de lavagem das mãos e máscaras caseiras. Embora tenha sido filmada no outono passado, é ambientada durante o ressurgimento de Covid-19. Rachel (Audra McDonald) é uma médica que fornece diagnósticos…
Avalie este item
(1 Voto)
O Festival Jazz & Blues sobe a serra e aporta em Guaramiranga para a programação presencial de sua segunda temporada nesta sexta-feira e sábado (dias 17 e 18 de setembro de 2021). O público terá acesso a três shows por dia na Cidade Jazz & Blues, a partir das 19h30min, com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube (https://www.youtube.com/c/jazzebluesce/featured). Na sexta-feira (17/09), sobem ao palco Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga, com o show "Meu Lugar"; o trombonista Rômulo Santiago apresenta o show "Tributo a Raul de Souza"; e o cantor cearense Marcos Lessa participará com o show "Nature Boy - Tributo a Nat King Cole". No sábado (18/09), são atrações do festival…
Avalie este item
(1 Voto)
O que leva uma mãe abandonar a própria filha por não conseguir conviver com as explosões de temperamento dela? E como a sociedade deve agir para conseguir reduzir os danos desse abandono? Essas parecem ser as questões centrais abordadas, mas sem respostas definitivas, no filme "Transtorno Explosivo", que retrata a vida da criança Benni, protagonizado pela jovem atriz Helena Zangel, que concorreu neste ano ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por "Relatos do Mundo", ao lado de Tom Hanks (Netflix). A psicanálise diz que a psique de uma pessoa tende a ser formada até os seis anos de idade. Se as funções parentais funcionarem de maneira eficaz, a tendência é de que a criança cresça de maneira saudável.…
Avalie este item
(1 Voto)
O filme "Por que você não chora?", que estreia nesta quinta-feira (09/09), no Cineteatro São Luiz, participa da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. A data escolhida para o lançamento coincide com as campanhas promovidas por entidades e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no próximo dia 10. A produção é dirigida por Cibele Amaral, trazendo para o debate temas como o suicídio, depressão e saúde mental. Estrelado por Bárbara Paz, Elisa Lucinda, Maria Paula e Carolina Monte Rosa, a trama mostra a relação entre uma cliente e sua terapeuta e abriu o 48º Festival de Gramado, em 2020. A diretora acentua que a discussão sobre diversidade de raça e gênero ganhou espaço na sociedade atual, porém, a…
Avalie este item
(2 votos)
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, segue com uma programação híbrida para esta semana. Até o próximo domingo (12/09), a boa pedida é conferir as exposições gratuitas "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um Desvio nem Sempre é um Atalho", em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e "Vaqueiros", no Museu da Cultura Cearense. Com ocupação reduzida a até 50% da capacidade e protocolos de biossegurança, as mostras podem ser conferidas das 9h30min às 12h30min (acesso até as 12 horas) e das 14h30min às 17h30min (acesso até as 17 horas). Cinema Também fruto do Arte em…
Avalie este item
(1 Voto)
Imagine um jovem casal branco, bonito e privilegiado passando a lua de mel em um resort de luxo, chamado White Lotus, para milionários no Hawai. No entanto, as coisas começam a dar erradas para eles, a partir da chegada. Ou uma família composta por uma casal, um filho e uma filha, acompanhada de uma amiga da herdeira, que resolvem tirar férias e busca uma sintonia mais fina que se perdeu ao longo do tempo. Esses hóspedes estão na nova série da HBO, que mistura o cômico e o trágico. A série “The White Lotus” vem em seis episódios de aproximadamente uma hora cada. A produção vem recebendo elogios de críticos como Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Felipe Grutter, da…
Avalie este item
(2 votos)
"Vamos pedir piedade Senhor, piedade Pra essa gente careta e covarde" "Blues da Piedade" (Cazuza/ Roberto Frejat) Chega aos cinemas de Fortaleza o novo filme do diretor Cláudio Assis. Trata-se de "Piedade", rodado em 2019 e que apenas agora chega ao circuito comercial. Sua estreia se deu no 52º Festival de Cinema de Brasília, onde conquistou o Prêmio Especial do Júri. Em solo cearense, o filme poderá ser conferido no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão. Na trama, o cotidiano da pequena cidade de Piedade é abalado com o interesse e chegada de uma grande petroleira no local. Aurélio (Matheus Nachtergaele) é o representante da petroleira PetroGreen e tem o objetivo de convencer os moradores da cidade a…
Avalie este item
(3 votos)
Há genocídios que assumem grande relevância na história do mundo. O mais relevante, na escala de importância do mundo ocidental e branco, sem dúvida, é o do povo judeu ao longo da Segunda Guerra Mundial. Contabilizam em torno de seis milhões de mortes, ao longo dos quase seis anos que trabalharam os campos de extermínio. Mas algumas dessas matanças desenfreadas, atendendo a interesses escusos, ficam quase que totalmente esquecidas, como é o caso do morticínio de ruandeses Tutsi, pela etnia Hutu, ocorrido, durante a guerra civil de Ruanda, entre 1990 e 1994. É sobre esses episódio que a minissérie "Black Earth Rising" (ou "A insurgência do mundo negro", em livre tradução) trata. Disponível na Netflix em oito episódios, a produção…
Avalie este item
(2 votos)
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança nova galeria virtual para celebrar o Dia Mundial da Fotografia nesta quinta-feira (19/05). Disponível a partir das 17 horas, no site do Dragão do Mar, a mostra "Quantos nomes tem a Rainha do Mar?", do fotógrafo Luiz Alves, traz 30 painéis fotográficos com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019, numa alusão aos festejos comemorados no dia 15 de agosto. Celebrada desde a década de 1950 na capital cearense, a Festa de Iemanjá é, desde 2018, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Além de registrar os ritos…
Página 1 de 15

Temos 177 visitantes e 3 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500